Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Seis dias antes > Seis dias depois ...





Paz e Bem !


O Evangelho que lemos hoje é o texto de S. João, 12, 1-11, onde nos é contado o episódio de Jesus , na casa de Betânia,  que antecede  Sua entrada em Jerusalém.


E João é exato  em nos dizer que isto ocorrera > “Seis dias antes da Páscoa”.

Seis dias antes da Páscoa é o início da semana, seis dias depois o Senhor estaria “ansioso” em cear com os seus e instituir o Sublime  Sacramento Eucarístico”.

O Evangelho de João também nos conta que todos os 7 milagres do Senhor foram feitos em um dia de Sábado, o numero 7 é na Bíblia o numero da perfeição, também Jesus nos manda perdoar 70 x 7 a perfeição do perdão.

Mas agora o milagre se dá por mãos amigas. É Maria, aquela que escolhera a melhor parte, que unge os pés do Senhor. Ela representa a comunidade de Betânia, a comunidade dos discípulos amados, que somos todos nós.

Depois  de 7 dias, será ela e outras Marias que irão ao túmulo para ungir Ele inteiro, mas Ele já havia ressuscitado.  Porque  já estariam no “Dia que o Senhor fez, alegremos e nele exultemos”, (Salmo 117, 24.)

No Capitulo 12 de João,  termina a primeira parte, que chamamos o “Livro dos Sinais”, termina portanto com o reconhecimento de uma pessoa querida pelos sinais de amor,  que Jesus fizera,  caminhando com aqueles pés que Maria agora  perfuma.

Quando ela o procurar de novo, já será  então o oitavo dia, o Dia que O Senhor fez para a nossa alegria > o Dia da Ressurreição, a verdadeira Páscoa.

Mas voltemos ao texto.


Maria, irmã de Lázaro, fica aos pés do Senhor ungindo-os com o um perfume muito caro, e enxugando com seus cabelos.



Judas protesta contra o que ele considerava um desperdício, Judas considera que aquele dinheiro do perfume poderia ser doado aos pobres, hipocritamente, porque Judas não pensava nos pobres, e sim , no dinheiro que ele poderia obter , pois João nos diz que :



“Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. “

E Jesus o repreende, dizendo que aquele perfume ela o estava “gastando todo” porque Ele não poderia ser ungido, tanto porque morreria como um malfeitor, tanto  porque já não estaria lá para ser lavado.


E diz também a Judas  que pobres sempre os teremos conosco, inclusive pelas atitudes de tantos Judas através dos tempos, que roubam o que pedem, como sendo para a obra de Deus, qualquer semelhança, não é mera coincidência. 





 São João nos diz que os judeus procuravam matar Lázaro, porque, por meio dele , que foi ressuscitado pelo Senhor, muitos vieram a crer em Jesus. Quantos cristãos hoje também são perseguidos e ainda morrem por crer em Jesus! Lembremo-nos deles também nesta Páscoa.



E daí a seis dias será Jesus que lavaria outros pés, os pés dos Apóstolos, na ceia pela qual Ele tanto ansiara.


E nós, ansiamos também pela Ceia Eucarística? Estamos ansiosos pelo Senhor de todos os nossos dias? Por Jesus Ressuscitado?

Frei Bento , frade ansioso,  pobre e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário