Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Se todos somos pecadores, por que atiramos pedras nos pecados dos outros ?





Paz e Bem !

Nesta Segunda Feira   o Evangelho proclamado é São João 8, 1-11  a célebre cena da mulher adúltera, onde Jesus mais uma vez desconcerta os fariseus e os legalistas, com o julgamento por amor.

A forma como hoje temos os Evangelhos realmente não é a original dos primeiros tempos.  Os evangelhos e os textos do NT eram distribuídos em cópias manuais entre as várias comunidades cristãs do mundo do mediterrâneo e nestas,  recebiam acréscimos ou retiradas,  dependendo do que era conveniente ler para aquela comunidade.

Assim sendo,  esses textos, chamados de códices,  se diferem  entre si, alguns tendo o texto inteiro de um evangelista, outros um texto menor do mesmo evangelista, outros contendo  textos não presentes em outro.

Desta forma,  o texto completo de um Evangelho, por exemplo o de São João,  foi formado após um longo processo de ajuntamento de vários códices,  segundo o critério de ser o melhor e de ser o mais completo.

A perícope da mulher adultera, por exemplo, não é um texto encontrado em outros códices do Evangelho joanino isto é um fato da arqueologia bíblica, o que não significa que não seja autêntico, porque não temos o original escrito por João, apenas essa compilação de vários textos espalhados.

Assim sendo, o texto de João 8, 1-11, não é uma unanimidade, mesmo porque é gravíssimo o que é narrado ali, e que hoje repetimos como a grande lição do perdão dos pecados. 

Para a cultura judaica, Jesus desafiou de modo significativo a Lei de Deus , e a penalidade da lei mosaica, ao perdoar publicamente uma mulher  que praticou adultério.

Alguns exegetas afirmam que tanto a retirada como a manutenção deste episódio na narrativa de João, tem muito a ver com a necessidade de confrontar a nova Fé com o judaísmo e a sua retirada,  em alguns casos, seria uma tentativa  para evitar este confronto, a depender do grau de ligação de cada comunidade com o mundo judaico.
Entretanto,  aqui está o grande desafio de Jesus, ao perdoar o pecado daquela mulher  Ele confronta a Graça com a Lei e reafirma o poder da Graça e o tempo novo que Ele inaugurou.

De qualquer forma, este perdão , dado em condições tão excepcionais ainda hoje é um claro alerta aos legalistas de plantão, porque ainda se apegam a Lei , à prática farisaica dos mandamentos  se esquecendo que,  por meio de Jesus Cristo, veio  a este mundo a graça e a verdade (Jo 1, 17).

Por que tantos apedrejam tantos,  se têm em si pecados talvez tão maiores do que os   daqueles a  quem  acusam?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário