Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 2 de abril de 2011

A justificação é dom de Deus.



Paz e Bem !

Hoje, Sábado,  o Senhor nos conta , através do Evangelho de Lucas 18, 9-14, sobre dois homens que subiram ao Templo para fazerem suas orações.

O fariseu desfilava diante de Deus seus méritos, seus jejuns , suas ofertas de dízimos , suas vantagens, enquanto acusava o resto dos homens de serem desonestos, ladrões e adúlteros e acusava o publicano  de ser pecador, enquanto ele , se sentia “ salvo “.

Enquanto isso, o cobrador de impostos nem sequer ousava olhar para o céu, e batia no peito dizendo a Deus: “Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! “

Mas essa história,  Jesus contou para os que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros.

E ao final, o Juiz dirá a sentença sobre qual dos dois Ele realmente ouviu e achou justo> justificado.  E então Jesus disse : “Digo-vos: este ( o publicano), voltou para casa justificado, e não o outro. 

Mas por que Senhor? O Fariseu fez tudo como diz a Lei e os Profetas e que “tá na Bíblia”...pagou direitinho o dizimo, fez jejuns para que todos vissem que fazia, julgou e condenou a tantos, não é ele o justo e justiceiro ?

Pergunta este pobre frade,  que nada sabe,  ao Senhor.

Jesus fez um longo silêncio dentro do meu espírito e então eu pude ler a frase , talvez a minha predileta, saída da boca do Senhor:

É que: "quem se eleva, será humilhado, e quem se humilha, será elevado.”

Mas não se humilha > PARA< ser elevado, pois  isso é lá com os fariseus...

O pecador se humilhou porque era a única coisa que tinha para falar a Deus Onipotente > que ele era apenas um pobre pecador.

E Deus o exaltou na sua honestidade, no seu temor ao se reconhecer imperfeito , ao reconhecer sua humildade diante de Dele e de não ter julgado os outros > ele se conteve na sua realidade.

Deus   não quer dinheiro de ninguém, Ele não acredita em jejuns feitos para os outros verem que estamos fazendo,  nem aceita que tomemos Seu lugar como juízes do mundo. Porque nossa justiça é falha > como a daqueles para quem Jesus contou essa Parábola.

O nosso amigo,  o publicano,  apenas se viu como era de fato , um pecador, mas mesmo assim um humilde pecador.

MAS> não se gabava de seus pecados como o fariseu fazia, ele confiava na piedade de Deus.

E assim ele foi o justo, mesmo sendo um pecador.


Como estamos agindo diante de Deus, como pecadores que precisam de Sua Misericórdia , ou com a soberba de um fariseu?



Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário