Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

"Quando eu for levantado, atrairei todos a Mim"



Paz e Bem  !


Estamos na Sexta Feira santíssima, quando o Senhor,  por nós  se entrega,  em ato volutntário de seguir a Vontade do Pai. Hoje a Igreja não celebra a Eucaristia, a Santa Missa.

O Altar está deserto, nu, sem ornamentos, porque o Altar é o Próprio Jesus, que é, ao mesmo tempo a Vítima que se imola e o Sacerdote que celebra o sacrifício perfeito, que nos dá vida e santidade.


E hoje,  o Sacerdote Perfeito está nú, sem beleza alguma, cheio de dores.

Tudo na vida do Cristo se dirige para nós, homem e mulheres , toda sua vida, suas parábolas, seus ensinamentos, sua dor e sua ressurreição são para nós, para que também nós possamos compreender o mistério da vida, o mistério da dor.  Mas também o mistério da Perfeita Alegria, que amanhã solenemente vamos celebrar na Vigília Pascal.

O Evangelho de hoje, é a grande narrativa de João 18, 1-40. 19, 1-42, nestas palavras se ensina tudo que se passou naquele dia.

Mas o que eu gostaria de refletir é sobre o texto do mesmo Evangelho de   João 3,14-21, que antecipa o que ocorreu nesta Santíssma Sexta Feira da Paixão,  quando Jesus diz a Nicodemos: “- Assim como Moisés, no deserto, levantou a cobra de bronze numa estaca, assim também o Filho do Homem tem de ser levantado, para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna” 

Depois Jesus dirá, no capitulo 12 do mesmo Evangelho: E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.

A imagem é recorrente em ambos os casos  à serpente de bronze  que Deus mandou fazer por intercessão de Moisés,  após a revolta do povo,  conf. Num 21, 4-9 para que todos que estivessem contaminados pelo veneno , ao olhar para a serpente de bronze ficassem curadas.

A figura da serpente de bronze no deserto prefigura o Senhor Crucificado, em ambos o simbolismo é evidente.
A serpente de bronze, apesar de se assemelhar às serpentes que envenenaram o povo de Israel, não continha o veneno algum, embora lhes fosse semelhante.


O Senhor Jesus não possuía o pecado algum, mas todo aquele que  para Ele olhar , no seu trono de humana dor, será liberto do pecado,  que é semelhante ao homem.


E em outra passagem, em João  8 , 21-30> novamente Jesus dirá: “Quando levantardes o Filho do homem, então sabereis que ‘Eu sou”.


E todo “Eu Sou” que Jesus É,  se traduz por misericórdia e perdão, a nossa cura das trevas.


É que tantas vezes  preferimos as trevas à luz, que emana do Cristo Crucificado por nós. É da cruz, do lugar do tormento e do opróbrio, que Deus constituiu lugar de Luz, para que Nele creiamos e para que já não sejamos julgados pelas trevas que o nosso mal produza.


Com a Virgem Maria, modelo da escuta e do acolhimento da Vontade de Deus, possamos aprender a viver na Luz que brota da Cruz , para que nossas ações sejam feitas de acordo com a Santíssima Vontade de Deus.

Você vive na treva do mal ou na Luz que vem de Jesus , levantado diante dos Homens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário