Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 3 de abril de 2011

Cristo, a Luz para as nossas trevas.



Paz e Bem !

O Evangelho de hoje, IV Domingo da Quaresma, João 9, 1-41,  continuamos na nossa catequese batismal, em preparação para a grande vigília da Páscoa, onde tantos catecúmenos serão imersos no mistério do Cristo pelo Batismo e  nós, que já somos , renovaremos nossas promessas batismais.

No Domingo passado ouvimos o Evangelho do encontro com Jesus e a samaritana, ouvimos falar sobre a água que  sacia nossa sede verdadeiramente, percebemos o processo de descoberta do Cristo daquela mulher e do povo da Samaria, até a profissão de fé a que chegaram: É este o Salvador do mundo.

Hoje ouvimos João a nos contar o encontro de Jesus com um homem que nasceu cego, a quem o Senhor  após cobrir os olhos sem luz com a lama, manda que ele vá até as águas de Siloé, as águas que fluem no silêncio, como escreveu Tomas Merton.
Jesus diz ao cego que mergulhe nas águas e poderá ver.

Este mergulho nas águas de Siloé prefigura o nosso batismo dando a ele um significado além > as águas do Batismo nos trazem para a luz.

E esta luz é Jesus, e como nos diz  o Apóstolo Paulo na segunda leitura de hoje, Efésios 5, 8-14 : “Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz, porque o fruto da luz é a bondade, a justiça e a verdade.”

E o nosso amigo ex-cego cresce , progressivamente,  como a samaritana,  no conhecimento de Jesus, até encontra-Lo ,  vê-Lo pela primeira vez e  perguntar-Lhe  “ Quem é Ele para que eu acredite ?” E ouvir do Senhor : “ Já o viste, é Quem está a falar contigo” e professar sua fé : “ Eu creio, Senhor”

Mas Jesus veio para aqueles que eram cegos e queriam ver, não veio para os que vêem e ficam cegos.

A grande mensagem deste texto é esta : o homem que nasceu cego se arrisca em Cristo e volta a ver,  ele passa da cegueira à visão e da visão ao discernimento. Mas não é o caso daqueles que andavam nas trevas, como São João nos revela no início do seu Evangelho , pois :  A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

A expulsão do ex-cego da comunidade judaica também é um referência à expulsão dos primeiros cristãos da Sinagoga, de todos aqueles que confessavam que Jesus Cristo é o Senhor.

Assim,  o relato da cura do cego se torna uma importante referência para os que pretendem o Batismo , o Batismo que nos faz buscar águas que nos saciem a sede e que nos fazem  mergulhar   nas águas de Siloé  > Águas do Espírito Santo, que nos aplacam a sede e nos abrem os olhos para que possamos viver cada dia nosso compromisso de batizados no Senhor, nós, de quem o Profeta Isaias disse que somos > um povo que andava nas trevas viu uma grande luz.

Neste Domingo, chamado de "Laetare" que significa  “alegra-te”, alegremos no Senhor, o nosso Pastor, que nos conduz para as águas tranqüilas.

Frei Bento , frade menor e pecador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário