Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 24 de abril de 2011

Qual o sentido da Ressurreição do Cristo em nossas vidas?




Paz e Bem !

Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade
", nos diz o v.24 do  Salmo de Meditação da Liturgia de hoje,Salmo 117.

Sim, “o” dia que o Senhor fez : “ No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo...Assim se inicia o Evangelho deste Domingo de Páscoa, na leitura conforme São João 20, 1-9.

O primeiro dia não era apenas o início da semana judaica; o sentido que João quis dar  ao chamá-lo de “primeiro dia”, foi, a meu indigno ver, nos alertar  para o sentido último do dia  que o Senhor havia preparado desde sempre >   retirar da morte o Seu Filho, que , vencendo a morte, trouxe-nos a vida plena.

Assim, o primeiro dia é o início da Nova História, a nossa História enquanto seguidores Daquele que não estava mais no túmulo.

Mas o  túmulo que estava vazio  se encheu com nossa Fé >“...E se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados”. (1 Cor. 15,17).

Mas para nós, por que o túmulo de Cristo está realmente vazio?

A ressurreição do Senhor da Vida promoveu em nós o que promoveu nos Apóstolos, uma verdadeira “metanóia” , palavra grega que significa conversão?

Muito dizem “me converti a Jesus e agora espero a sua volta”.  



Ora, então essas pessoas estariam vivendo o Reino de Deus que está no meio de nós? Será que elas  vivem as exigências evangélicas de amor ao próximo, de cruz , de um dia a dia vivido na caridade e na partilha de bens e de dons?  Ou  vivem na contra-mão disto tudo, não vivem Cristo, vivem sua imprecisa volta ?...

Ou outros dizem> Converti ,  “ mas , nem tanto”.

E para estes também, o Evangelho não é o que é, exigente e transformador.
É apenas aquela leitura chata à qual se segue um sermão do padre, igualmente chato.

Outros dizem ainda, não me converti, para mim o túmulo vazio tem outra explicação > roubaram o corpo.

Outros dizem, Jesus não morreu porque nunca viveu.

Assim sendo, o túmulo vazio nos divide. Como dividiu judeus de cristãos. Cristãos de mulçumanos, e por ai vai.

Mas este foi o Dia que o Senhor fez , e o túmulo vazio de Cristo , se não for preenchido com nossa Fé mais sincera, mais comprometedora, mais vigorosa, será apenas uma sepultura que não tem ninguém. E este dia,  apenas um dia a mais, sem Cristo, sem o amanhecer para um novo viver.

“Ele devia ressuscitar dos mortos”, para que todos cressem que as Escrituras se cumpriram e que enfim, o oitavo dia , o dia depois do descanso do Senhor, se tornasse a única obra que o Senhor não fizera na Criação >  aquela que Javé reservou para nós, o dia que a vida que fora criada no primeiro dia do Genesis,  venceu o pecado que nos trouxe a morte.

Desejo a todos os meus amigos e a todos que passam por esse Blog , uma Feliz e Santa Páscoa do Senhor. Que  a ressurreição de Cristo,  promova em nossas vidas uma mudança radical , uma verdadeira conversão ao Senhor que,  ao morrer venceu o pecado e a seu salário > a morte . E  nos deu  a verdadeira  vida.

Páscoa do Senhor – MMXI- AD

Frei Bento ,  frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário