Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

“Em verdade vos declaro: se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos céus.” ( Mateus 18, 3 )




Paz e Bem !

Estamos todos muito tristes com a tragédia da escola do Realengo no Rio.

Estamos chorando aqueles pequeninos como se fossem nossos parentes, nossos filhos, sobrinhos. Enfim, mais uma tragédia que nos irmana, e que tem este lado salvífico de nos transformar em um só coração , em uma dor só, em uma só Esperança: a de que aquelas meninas e meninos mortos no Rio, estejam com o Cristo.

Porque Ele mesmo  quem  nos disse em Marcos 10, 14 : "Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham"
  
Em Mateus , como lemos, Jesus nos pede para nos transformarmos como pequeninos, mas Jesus vai mais além: pede para que nos tornemos como elas, nós que perdemos a doçura do mundo, imersos que estamos no espanto diante de tanta amargura.

O assassino de ontem, não procurou os maiores, não procurou os mais fortes;  ele procurou os mais  fracos porque ele era espelho da conduta da nossa sociedade que massacra os menores, que covardemente os persegue e lhes nega direitos fundamentais.

 Quantos meninos e meninas vemos nas ruas, pedindo esmolas , ou vendendo balas, chicletes, cujo dinheiro  nem mesmo vai  para elas e sim para algum “organizador” que as explora ?

Quantos meninos e meninas são recrutados como “aviõezinhos” no trafico de drogas, e crescendo se corrompem mais ainda?

Todos esses que fazem isso a um desses pequeninos, fazem ,de certa forma,  o que o criminoso de ontem fez, destroem os seus sonhos, o seu direito a serem pequeninos.

Nós não estamos nem nos transformando e nem nos tornando,  como um desses pequeninos. E por não estarmos nos assemelhando a elas, ou seja, por não estarmos   purificando o coração e buscando a santidade,  sem a qual ninguem poderá ver Deus (cf. Hebreus 12,14), é que não estamos nos tornando como elas,  e agora choramos o que a nossa sociedade lhes fez.

Ser um pequenino é buscar ser santo, uma busca que muitos de nós nem sequer cogita .

Então perdemos o Reino, perdemos o rumo, perdemos a visão de Jesus, perdemos a semelhança dos pequeninos e nos tornamos grandes demais para passar pela porta estreita que nos conduz  à vida.

Elas, as crianças mortas no Realengo,  conseguiram ver Jesus , isso pelo menos  nos reconforta.

Frei Bento, frade menor   e pecador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário