Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Jesus é preso e entregue à multidão.





Paz e Bem !


Gostaria de compartilhar com vocês a Via Sacra a partir do Devocionário Franciscano. Como faltam poucos dias para a Sexta Feira da Paixão, gostaria de meditar de inicio as 4 primeiras estações,  para que possamos chegar à Sexta Feira na ultima estação.



Canto inicial: Salve, ó Cristo (n.11 do Devocionário Franciscano )


Irmãos, a exemplo de São Francisco, nós meditaremos a Paixão de Jesus Cristo, nosso Salvador e irmão, que no seu amor nos tornou filhos de Deus. Que ao meditarmos sua Paixão, descubramos que nosso caminho é o do amor que dá a vida por seu irmão.


1ª Estação  Jesus é entregue à multidão


Depois de preso, Jesus foi levado a Pilatos. Tendo-o recebido, não encontra nele culpa alguma. Lavando suas mãos, entregou-o à multidão. A multidão impaciente quer um espetáculo:
Crucifica-o! Crucifica-o!
O justo foi condenado; o criminoso foi solto. Ele veio para os seus,
Mas os seus não o receberam.
Nosso irmão é condenado pelo egoísmo, pela omissão, pela palavra que não constrói a fraternidade.
Senhor,/ajudai-nos a reconhecer o vosso rosto desfigurado/ no rosto de todos os irmãos. Onde houver ódio, / levemos o amor.


2 ª Estação - Jesus  carrega a sua cruz.


Coroado de espinhos, o rosto escarrado, sob a zombaria dos soldados, Jesus inicia, com a cruz às costas, o caminho do Calvário.
Suas mãos não se cansaram de fazer o bem. Aliviou o peso dos ombros dos homens. Os homens não o reconheceram. Deram-lhe um presente injusto e cruel: a cruz.
Perguntarão, então, a Jesus: “Senhor, quando foi que te vimos com fome, sede, peregrino, nu, enfermo, na prisão e não te fomos visitar?” Responderá ele: “Todas as vezes que deixastes de fazer isto a um desses pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 
Senhor, / que nossas mãos sirvam para aliviar o peso dos ombros dos homens, / para construir um mundo de amor. Fazei-nos instrumentos de vossa paz.

3ª Estação - Jesus cai pela primeira vez.

Carregando o madeiro, cambaleando de fraqueza, Jesus cai por terra!
Ele deu olhos aos cegos, / ouvidos aos surdos,  / pernas aos que estavam caídos. Sua luz tinha brilhado para todos, / mas as trevas não o compreenderam.
Embora o peso da cruz fosse do tamanho dos sofrimentos dos homens de todos os tempos, Jesus levanta-se e prossegue seu caminho.
Senhor, / em nossa caminhada para a ressurreição, / também caímos. Nossos irmãos também caem. Dai-nos forças para levantar / e prosseguir no caminho que nos leva ao Pai. Onde houver desespero, / levemos a esperança.

4ª Estação - Jesus encontra-se com sua mãe.

Mãe e Filho se encontram. Jesus  contempla-a: é sua Mãe. Quanta recordação para quem ama! Ela estivera presente em toda a sua vida. Não podia agora faltar.
Mãe e Filho caminham para o martírio. Mãe e Filho caminham para o tempo novo. Mãe e Filho  caminham para o tempo do amor. Mãe e Filho caminham para
a ressurreição.
Na estrada da vida, nós nos encontramos com gente que  amamos, com gente que nos ama. Mas nossa caminhada para o Cristo não pode parar. “Quem amar o pai ou a  mãe, o filho ou a filha, o amigo ou o vizinho mais do que a mim, não é digno de  mim”.
Senhor, /  fazei crescer em nós o espírito de união fraterna, / de serviço e de amizade. O nosso encontro com os outros seja de disposição, / doação e partilha. Onde houver discórdia, / levemos a união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário