Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

É preciso ter coragem de deixar nossas certezas para alcançar a Fé !!!





Paz e Bem !


O Evangelho de hoje, Lucas 5, 1-11, nos trás a narrativa da pesca milagrosa, aquela que Jesus insiste que deve ser feita, ainda que estejamos tão cansados...
Neste texto devemos refletir se são as nossas capacidades pessoais que contam para Jesus, ou se é a Fé no Senhor que nos capacita, porque Pedro e os demais Apóstolos, que eram  pescadores, já não acreditavam que aquelas águas dariam peixes. Eram pescadores profissionais, sabiam que nada conseguiriam pela lógica da humana previsibilidade. Entretanto Jesus os convida> avancem para as águas mais profundas e lancem suas redes. E a pesca se revela abundante, contra toda previsão dos experimentados pescadores.
Neste texto vemos também que Jesus escolhe a barca de Pedro, a imagem da Igreja, que de uma barca de pescar peixes se transformará em uma barca de pescar homens, com Pedro à frente.
Pois pescadores da humanidade somos todos nós, os Batizados no Cristo, os membros do Seu sacerdócio, mas, para que sejamos bons pescadores, nossos conhecimentos pessoais contam pouco, nossas habilidades, nossa inteligência, nosso conhecimento, tudo isto é posto de lado por Jesus quando desafia o conhecimento de velhos pescadores com a novidade da nova pesca, da nova missão. Onde nossa experiência humana importa muito pouco. Seremos pescadores, não porque sabemos pescar, mas porque teremos confiança na Palavra de Jesus , pois de nada sabemos, nem mesmo aquilo que achamos que sabemos. O essencial não está na margem do lago, no lugar onde nos instalamos com nossas certezas, mas está nas águas profundas, onde somos pro-vocados pelo verdadeiro sentido da nossa Fé. E Pedro , diante de toda a falência de suas habilidades, e diante do resultado da sua Fé no Cristo Jesus, se atira a Seus pés e diz uma frase belíssima, onde ele parece que fala por todos nós, frase que traduz toda nossa condição de pecadores e miseráveis que de nada sabemos > “ Senhor, afasta-te de mim porque eu sou um pecador.” Mas Jesus não se afasta e diz a ele, e a todos nós> “ Não tenhais medo, de hoje em diante sereis pescador de gente ”

Temos a coragem de abandonar nossas certezas, para avançarmos para as águas mais profundas ?
As águas desconhecidas, onde nossas certezas tão cristalizadas se desfazem, para finalmente atingirmos o patamar da Fé?
.

Frei Bento, um frade  menor e pecador.

2 comentários:

  1. Querido Frei Bento, peço sinceras desculpas por ter usurpado de suas belissimas reflexões e se não as tratei como pessoais. não era minha intenção promover me às custas delas.

    Se o senhor não se incomodar, permita me continuar usando-as para enriqucer o Yahoo > Religião e Espiritualidade, obviamente citando a fonte.

    Abraços Faternos,

    Eu Amo a Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. Fique à vontade meu amigo e me perdoe pelo que escrevi.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir