Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Para que Maria vos nasceu?









Paz e Bem !

Hoje , Quinta -feira 8 de Setembro de 2011 a Igreja celebra a festa da Natividade de Maria.
Celebramos três natividades no Ano Litúrgico , a do Senhor, no Natal, a de São João Batista em 24 de Junho, e a da Virgem no dia de hoje.


Porque essas três natividades mudaram o mundo.


Jesus por ser nosso Salvador e Senhor, João, porque dos nascidos de mulher, isto é, dos nascidos do amor conjugal entre um homem e uma mulher, ninguém é maior do que João.


E da Virgem Maria,  porque o Senhor  nela  fez maravilhas,  que não fez a mais nenhum ser humano na História.



E Maria nos nasceu certamente para ser a mãe de Deus, do Verbo de Deus que se encarnou no seu seio puríssimo e se fez homem.

A festa da Natividade de Maria é tão importante que o calendário litúrgico das Igrejas da Ortodoxia tem seu inicio no dia de hoje.

Segundo eles, pelo espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a mãe do Salvador já está entre nós.

Mas e para nós, por que é que Maria nos nasceu?

Padre Vieira, o grande orador do século XVI tem um sermão muito belo sobre essa festa.

Pergunta o padre Vieira> Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dela nascesse Deus.(...)perguntai aos infernos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntais aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados para Senhora da Guia; os cativos para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria e Mãe de Jesus"

E para nós? Para que nos nasceu Maria, a mãe de meu Senhor (Lucas 1,43)

Solenidade do Nascimento de Maria – MM XI AD


Frei Bento , frade menor, filho de Maria, pobre e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário