Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 24 de setembro de 2011

“Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus.”







Paz e Bem !

Irmãos caríssimos, no Evangelho deste Domingo, Mateus 21, 28-32  Jesus nos assombra com a sentença que dá aos Sacerdotes do Templo, aos Fariseus de todos os tempos, aos que se julgam salvos porque observam mandamentos da Lei  excluindo a Graça e a Misericórdia do Julgamento.

Sim !

Podemos nos ver nas situações descritas neste Evangelho.
Somos o filho,  que a principio diz não ao Evangelho, depois se arrepende e o abraça? 


Ou somos o filho que disse sim , mas seu sim é um não à  Misericórdia e à Graça. 


Esses são aqueles que aceitam Jesus até onde vão as suas conveniências , até onde o seu sentir os leva, não à dimensão de  mansidão e de ternura do Evangelho, mas ao sentir que leva ao julgamento  e à condenação de todos que não crêem como ele.

Este texto,  presente somente em Mateus, é escrito para a comunidade de judeus convertidos ao cristianismo, para aqueles que aceitaram o Evangelho, mas não conseguiam se desapegar dos preceitos judaicos, principalmente quando esses preceitos entravam em choque com a Boa Nova.

Jesus diz a eles,  e a todos nós,  que se não nos convertermos ao caminho da justiça e da misericórdia , se não nos arrependermos dos nossos julgamentos e  condenações ao outro, veremos as prostitutas e os publicanos  nos precedendo no Reino do Céu.

Mas atenção, Jesus não faz aqui a apologia do pecado , do roubo, da má vida, em  que essas pessoas se encontram.

Jesus aqui tem mente os publicanos e as prostitutas que deram um NÂO à lei,  que os perseguia, e se converteram , mudaram de rumo, acolheram a Graça.

Jesus tem diante de si > Zaqueu, o publicano que se arrependeu e vendeu metade de seus bens e deu aos pobres;  tem diante de si a prostituta que lavou aos Seus pés, os  seus pecados,  com suas lágrimas. 


Jesus pensou na mulher em adultério, que seria apedrejada conforme a Lei, mas  que Ele perdoou e disse para seguir seu caminho  e que não mais  pecasse.

Jesus tinha em mente o próprio Mateus, que,  de publicano  se tornou Evangelista,  e nos trouxe  tão Boa Nova.

Todos estes   perseguidos pela Lei , encontraram na Graça a razão de suas vidas, e por isto eles nos precedem no Reino de Deus, que é feito para os pecadores que se arrependem e passam a ter os sentimentos de Jesus, como São Paulo nos pede hoje na segunda Leitura Filipenses 2, 1-11: “Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus.”


Vasculhemos pois  os nossos porões da consciência, para ver se existem lá os sentimentos do sentir de Jesus.




São estes sentimentos  que nos salvam.


Frei Bento, frade menor e pecador







Nenhum comentário:

Postar um comentário