Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 3 de setembro de 2011

A repreensão que melhora os humildes, costuma ser intolerável aos soberbos.




Paz e Bem !


Caríssimos , o Evangelho deste Sábado, Lucas 6, 1-5 eu já fiz uma reflexão sobre o mesmo texto em Mateus 12, 1-8 que chamei de “Livres nos trigais do Senhor”, portanto vamos adiantar para o Evangelho do Domingo, o texto de Mateus 18, 15-20, que nos fala da correção fraterna, o exercício da caridade quando devemos repreender nosso irmão, e como devemos querer que sejamos também repreendidos, quando erramos e humildemente reconhecemos nossas falhas. Principalmente aqueles e aquelas que vivem em comunidade, sabem da importância da correção fraterna para manter os laços de amor que baseia todo falar do Evangelho.


São Paulo irá dizer na 2ª Leitura do Domingo que > “Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor de uns para com os outros, pois, quem ama o próximo, cumpre a lei.”


Este é o espírito que devemos ter ao ouvir o Evangelho de Mateus de hoje, porque aqui Jesus ensina a pedagogia da repreensão como forma de santificação e de transparência do amor que ousamos dizer que seguimos.


Jesus nos ensina primeiro a repreender aquele irmão que tenha nos ofendido> no silêncio da solidão, em  paz em serenidade de intenções. Se este irmão , ou nós mesmos, não nos emendarmos, então que se busque mais alguém , dois ou três, para que reflitam todos juntos na melhor maneira de se evitar mal maior.


E se tudo isto não for satisfatório, que se leve o caso à Igreja, aquela Igreja que Ele solenemente criara , como lemos dois capítulos atrás, em Mateus 16, sobre Pedro, a quem Ele confiou as chaves do reino e o poder de ligar e desligar, no céu e na terra.


A ecleseologia em Mateus nos sugere este como um pós texto,  redigido para dirimir problemas e polêmicas nas primeiras comunidades assistidas pelo Apóstolo.


Assim o poder dado a Pedro , agora é repartido com a comunidade dos Apóstolos, e é a estes que Jesus primeiro dirige este discurso do Evangelho de hoje.


É aos Apóstolos que Jesus se dirige quando diz “ se dois ou mais entre vós” se unirem para pedir ao Pai qualquer coisa , ser-lhe-á concedida. E diz também o meu Senhor que tudo que eles ligarem na terra,  também estará ligado no céu.


Somente as chaves do reino são omitidas aqui, essas são de Pedro.


A Igreja assim constituída sobre os Apóstolos , é uma Igreja que também pode errar enquanto humana, mas é uma Igreja que tem o poder divino de perdoar ou reter os pecados.


Mas antes que tenhamos sempre diante de nós as nossas limitações humanas, e com humildade reconheçamos nossas falhas e não pequemos pelas ações da soberba de nos considerarmos isentos de erros.


Pensemos bem sobre esta nossa necessidade , de sempre nos auto repreendermos, para que não sejamos contados entre os soberbos;  que sejamos sempre dóceis à repreensão,  para que cresçamos mais na nossa missão > humildes trabalhadores da Vinha do Senhor.



Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário