Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O cisco do olho do nosso irmão será sempre menor que a trave dos nossos olhos.




Paz e Bem !

No Evangelho de hoje, Lucas 6, 39-42, lemos o famoso texto que tantos de nós usamos , até mesmo para justificar nossas atitudes diante das criticas que recebemos> “Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho?”

No contexto dessas palavras,  podemos ver Jesus cercado e ouvido por fariseus que queriam,  a qualquer custo,  pegar o Senhor em alguma contradição com lei, o fazem até hoje aliás...

Por isso Jesus sempre fala deles, dos fariseus que seguiam a lei conforme a sua vontade e conveniência.

Os fariseus tinham extrema habilidade em enxergar pequeninos erros , ciscos no olho do vizinho, mas se esqueciam das traves que cegavam seus olhos .

São os mesmos que apedrejavam os pecados dos outros se “esquecendo” dos seus próprios; o sentido aqui é o mesmo.

Hoje, no século XXI cada vez mais vivemos e somos cercados de muitas pessoas.

Somos regidos por regras sociais legais e de convívio social. 

Isso faz parte de estar em meio a outras pessoas,.  visto que não moramos nas cavernas , ou numa ilha deserta ou apenas sozinho, precisamos dar conta das diferenças que nos são impostas.

Precisamos de gente que nos oriente, que nos ofereça uma alternativa sadia e não alguém que decrete sobre nossas vidas, apenas por não gostar da gente , ou por inveja ou outro motivo torpe.

Vemos a todo instante pessoas que se apegam aos erros dos outros se esquecendo dos acertos que também ocorrem; pessoas que não se resolvem consigo mesmo, mas conseguem descrever o que acontece com a vida do outro detalhadamente > pessoas que não conseguem ser e se realizam tentando não deixar que ninguém seja> pessoas que muitas vezes precisam é rever sua própria vida.

Para então ter a sensibilidade de achar um pequeno cisco no olho do outro e com delicadeza, soprá-lo para longe, como acontece com quem nos tira o cisco do olho por caridade, nunca por maldade.

Este é o sentido de Jesus dizer> tire a trave do eu olho para poder aliviar o outro do pequeno cisco que lhe arranha os olhos.

Agindo assim é que deixamos de cegos, conduzindo cegos, rumando todos juntos para os abismos.

Você sopra o cisco nos olhos dos outros por misericórdia ? Ou para aprofundar seu desconforto?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário