Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Maria, a mulher que ouviu e observou sempre a Palavra de Deus em sua vida.






Paz e Bem !

Irmãos, no Evangelho de São Lucas 8, 19-21 desta Terça Feira, nos deparamos com uma passagem difícil e sempre  mal interpretada,  sobre a figura de Maria Santíssima na vida do Filho.
Lucas hoje nos dirá que a mãe e os irmãos de Jesus foram procurá-lo, mas não conseguiam chegar até Ele por causa da multidão. E avisaram ao Senhor que eles estavam ali e queriam vê-Lo. Jesus responde que a Sua mãe e os seus irmãos  são “estes” que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Primeiro há de se observar que Jesus não diz quem são “estes” que ouvem a palavra de Deus e a observam.  
Quem eram? 
De onde vinham?
Estes somos nós?  > Eu, você, nossos irmãos, nossos amigos?
É a pergunta que eu me faço, e vos faço também.
Mas, no inicio da narrativa do Capitulo 8  S.Lucas vai identificá-los como "uma multidão que O seguia", vinda de várias cidades, também Joana , mulher  de Cuza, Suzana e muitas outras que lhe serviam com suas posses.
Ninguém conhecido...
Nenhuma destas pessoas indefinidas , de certo, recebeu um dia o Anjo do Senhor que anunciou a eles que seriam mães ou pais do Messias, ainda que virgens, e “sem conhecer homem algum”.
Nenhuma dessas mulheres ou desta multidão , foi um dia ameaçada pela Lei por ser considerada adúltera, mãe solteira.
Nenhuma dessas mulheres e ninguém desta multidão de improváveis pode um dia dizer ao Senhor: “Faça-se em mim segundo a sua palavra.”
Somente Maria disse isto, desta multidão imensa nenhuma pessoa foi chamada de bendita porque acreditou, porque serão cumpridas da parte do Senhor , as coisas que foram ditas a Maria.
Nenhuma destas pessoas foi chamada de “mãe de meu Senhor”.
Nenhuma delas, seria proclamada por  todas as gerações como bem-aventurada.
A ninguém desta multidão Deus fez maravilhas.
Entre as mulheres nomeadas por Lucas neste capítulo, e as improváveis mulheres da multidão, nenhuma delas era bendita entre as demais. 
Só Maria.
E todas essas assertivas são do mesmo Lucas, aquele que no inicio do seu Evangelho declarou que havia diligentemente investigado tudo, para que Teófilo conhecesse a solidez dos ensinamentos que recebeu.
E Lucas me sai com uma dessas?!?!
Ora, como o mesmo Evangelista narra que Maria se colocou com a serva do Senhor e permitiu que Deus nela operasse para trazer ao mundo a salvação, e agora a coloca fora daqueles > "estes" ?
Como é que Maria está de fora daqueles que “ouvem a palavra de Deus e a observam?”
E o mesmo Lucas , no capitulo 11,  irá de novo colocar um elogio a Maria na boca de uma mulher de outra multidão, e de novo dirá que Jesus revela que bem aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e praticam.
Será que Lucas errou?
Ou são muitos aqueles que erram em interpretar essas duas passagens como um corte do Senhor a qualquer elogio ou reconhecimento ao que Sua Mãe fez, por causa de seus corações endurecidos e por causa de uma interpretação tendenciosa e conveniente?
A Virgem Maria estará sempre acima “destes” que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Porque ninguém mais observou a palavra de Deus em  sua vida,  e a praticou mais , se não , Maria, a serva do Senhor, a Mãe de meu Senhor .


Frei Bento, frade menor e pecador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário