Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Seja como o Sândalo, que perfuma o machado que o fere.




Paz e Bem  !

Essa frase estava em um quadrinho de madeira na casa da vó, quando eu era menino.
Era a figura de uma madeira com o machado enterrado nela e essa frase em cima "Seja como o Sândalo,  que perfuma o machado que o fere".
Esta frase  traduz bem  aquela outra , que Jesus nos diz no Evangelho de hoje, Mateus  5, 43-48 > amai os vossos inimigos, e rezem pelos que vos perseguem.
Esta proposta de Jesus parece inverter por completo toda a lógica dos sentimentos humanos. Jesus nos pede para que façamos o bem, abençoemos, rezemos e perdoemos precisamente a quem nos odeia, amaldiçoa e nos cobre de injúrias !
Amar o nosso inimigo e fazer bem ao que nos odeia,  é precisamente o que diferenciava os cristãos dos pagãos, dos gentios, dos seus algozes romanos. Foi agindo assim  que os Apóstolos e os mártires construíram a Igreja de Cristo no mundo.
Me incluindo entre aqueles que não cumprem esse preceito, porque talvez seja o mais difícil de todos, então posso entender o quanto é difícil para um não cristão compreender e aceitar Jesus Cristo, porque nosso testemunho não condiz com aquilo que o Cristo pregou e viveu.

É que somos cada vez mais o machado,  e cada vez menos o sândalo.



Frei Bento, frade menor e pecador.

Um comentário:

  1. Puxa, minha mãe também tinha esse quadrinho de madeira quando eu era menina e eu, há anos, procuro resgatar pelo menos sua imagem, pois foi muito importante em minha formação. Alguém não teria uma imagem dele?

    ResponderExcluir