Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 19 de junho de 2011

“Recorda-te, ó cristão, que não te foi revelado que o Pai é Deus, mas que Deus é Pai!”( S.Hilário de Poitiers)




Paz e Bem !

Celebramos hoje a Santíssima Trindade,  e o Evangelho que ouvimos é o texto de São João 3, 16-18, um texto pequeno mas repleto da revelação que João nos faz,  desde quando inicia escrevendo que:  “ Deus amou tanto o mundo”.
Diante desta revelação tudo mais se emudece. Palavras se tornam desnecessárias, isto sintetiza a relação de Deus conosco, eis que Deus ama no advérbio “tanto”. E como Deus é Eterno, o Seu modo de amar é,  igualmente,inextinguível.
E me recordo aqui de São Francisco quando por tanto tempo, orando,  só sabia dizer,   extasiado : "Deus meus et omnia" > Meu Deus e meu tudo!
Mas Deus entrou na nossa História enviando o Seu Filho, que é da mesma dimensão do Pai, do mesmo número do Pai , O Senhor Jesus Cristo é Um com o Pai. E este amor incomensurável de Deus para conosco é “tanto” que na plenitude dos tempos enviou o Seu Filho, para que todo aquele Nele creia, já não mais conheça a morte eterna, mas para que tenha a vida > eterna.
De fato, constata João, que o Filho veio não para julgar, mas para salvar o mundo, Salvar  a todos que reconheçam no Filho , a Presença do Pai, reconheçam que o Filho está no Seio do Pai e Dele tem a mesma Natureza e o mesmo Amor.
Eis o Nosso Deus, que de tão imenso é Trino, não se contém em Si e Se doa a nós através do Filho. E o Filho permanece conosco, até o fim dos tempos através do Amor do Espírito Santo, que é a forma com a qual o Filho exulta no Pai (conf. Lucas 10, 21).
Este é o Deus em eterno movimento, que jamais se cansará de amar "tanto"o mundo , de nos amar , não como um deus criado pela a nossa imaginação tão fértil, mas o Deus Abbá, o Pai, que Jesus, de maneira ousada nos revelou como luz,  na noite escura do Getsêmani.
Deus que á Amor intenso e que transborda Seu Amor no Verbo que está no Pai,  e no Espírito ,que  através Dele , e somente pelo Espírito Santo, podemos crer em Jesus.
Um Deus que é Pai, não somente o Pai que é Deus, conforme a frase de Santo Hilário de Poitiers. E aí está a essência trinitária que hoje comemoramos, para o nosso bem, sejamos salvos pelo Cristo que veio a este mundo , não para nos julgar, mas para nos salvar, “Pois por meio dele (de Cristo), nós, judeus e gentios, num só Espírito, temos acesso ao Pai” (Conf.Ef 2,18).

Festa da Santíssima Trindade, 2011 – AD

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário