Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

"Por que é que vocês pensam coisas más"?


Paz e Bem!

Meditando o Evangelho de hoje, Mateus, 9,1-8, quando por grandíssima fé, levaram a Ele um paralítico deitado em uma cama. O Senhor disse a ele: " Coragem, filho! Os seus pecados estão perdoados".
Mas ....os doutores da lei, os fieis à letra que mata, disseram: "Este homem blasfemou"
Jesus , sabendo de que o julgmento deles sempre procura a condenação, a maldade intrínseca de seus corações, (e são assim até hoje), lhes diz:" Por que é que vocês pensam coisas más? O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’; ou dizer: ‘Levante-se e ande" Pois bem, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para perdoar pecados - então disse Jesus ao paralítico: - "Levante-se, pegue a sua cama e vá para a sua casa." O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens."
O perdão dos pecados não encerra a ação da graça, à graça recebida deve haver a correspondente atitude >o "levanta-te e anda ".
E São Mateus neste texto, menciona o que o povo pensou de Jesus, quando dizem: " Vendo isso, a multidão ficou com medo e louvou a Deus, por ter dado tal poder aos homens."
Esta frase, só encontrada no texto de Mateus, faz apresentação do poder de perdoar, que é entregue à comunidade da Igreja (cf. Mt 18,15-18).

Quando Jesus perdoa os pecados do pobre paralítico , Ele sabia que o que ele necessitava era da Graça. A Graça de poder se levantar depois de ser libertado dos seus pecados, mas quem não compreendia essa necessidade eram os doutores da lei, que se apegavam e se apegam ao rigorismo da lei, aos aspecto exteriores da fé, pensando sempre no que podem dizer para anular a misericórdia, em confronto com seus códigos de moral , sem Graça. Eles não compreendem que a Graça é maior que a Lei,
E isto é impossível de saber , para quem vive vidas tão "sem graça".

Por que tantos pensam tão mal sobre tudo?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário