Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 21 de junho de 2011

A porta é estreita? Ou somos nós que estamos muito largos para passar?


Paz e Bem !

No Evangelho de hoje, Mateus 7, 6.12-14 Jesus nos pede que não lancemos pérolas aos porcos,  ou seja, perder tempo com o que não é necessário, dentro daquele espírito que São Paulo nos confirma quando  escreve:
Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o.”(Tito 3, 9-10)


Nos resguardemos de qualquer imposição ao anunciarmos o Evangelho . O Evangelho, como dizia São Francisco, é para aceitar , ou rejeitar, não é para ser meio de desunião, se não causar a união pretendida.


A seguir, O Senhor nos pede para que façamos  aos outros aquilo que desejamos que eles nos façam. Esta é uma regra de ouro de Jesus, que nos obriga sempre ao bem querer, em relação ao outro.


E ,ao fim, Jesus nos pede: “Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que levam para a perdição, e são muitos os que entram por ela! Como é estreita a porta e apertado o caminho que levam para a vida, e são poucos os que a encontram!”

Mas como é que Deus, sendo tão misericordioso e Bom, iria criar uma porta estreita para nos impedir de entrarmos por ela até a Sua Presença? 

A resposta não está no tamanho da porta. Está no nosso tamanho, o quanto de sobrepeso que acumulamos através de nossas arrogâncias , das nossas intolerâncias, dos nossos preconceitos, dos nossos pecados, das nossas práticas de iniqüidades > tudo isto nos “engorda”, e nos impedirá de passarmos pela estreiteza da porta> que conduz à vida.

E muitos pedirão : “Senhor, abre a porta para nós . Nós comíamos e bebíamos diante de ti, e tu ensinavas em nossas praças!’ Mas ele responderá: ‘Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês que praticam injustiça!’ 

Então Senhor, quem se salvará? 

A salvação significa poder lançar-se nos braços amorosos de um Pai e viver com Ele uma comunhão sem rupturas. 


Salvar-se é ver-se coberto com o manto do perdão e da misericórdia, e também cobrir o próximo com este mesmo manto. 


E crermos que não basta sermos filhos de Abraão, não basta termos decorado a Sagrada Escritura, se não vivemos aquilo que pregamos, se não usamos da misericórdia no trato conosco e com o próximo .

Porque o Reino é daqueles que souberam ser íntimos do Senhor no caminhar desta vida. Dos que souberam dar o sim incondicional, como o sim de Maria, o sim que muda nossa vida, e a conforma ao tamanho da porta que queremos cruzar para nos salvarmos.


Dos que souberam ser os últimos.

E então, nos fica esta reflexão do difícil texto de Mateus  de hoje > estamos pequenos o suficiente para passar pela porta estreita do Evangelho e suas exigências?


Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário