Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O “Doutor Evangélico”.





Paz e Bem !

Hoje celebramos a memória de Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua, um dos maiores Santos franciscanos de todos os tempos.

A devoção popular o identifica com várias superstições que nada têm a ver com a pessoa do seráfico irmão.

Santo Antônio era chamado por São Francisco de: "meu Bispo". Ele foi admitido na Ordem Seráfica  como grande teólogo e pregador, e deixou a Ordem Agostiniana em Portugal, onde era professo, para seguir São Francisco na pobreza evangélica, amando intensamente os menores de sua época.

Ele nos fala das feridas de seu tempo, manifestando um amor profundo à Igreja e ao Evangelho, semeando a esperança, lutando contra as heresias, acreditando que é dentro da própria Igreja que ele ama com ternura e paixão, que se há de se operar a renovação e a mudança. 

Santo Antônio vê a Igreja como "Povo de Deus", como "Casa do Pão", como "Cidade de Deus". 

Há na sua pregação inconformismo, mas também compreensão e um veemente apelo à conversão, como regresso à vivência pessoal com Cristo. 

O Santo propõe um Evangelho redescoberto nas suas linhas mestras de liberdade, fidelidade, pobreza, fraternidade, justiça, respeito pela pessoa e serviço aos irmãos. 

O Papa Pio XII o declarou Doutor da Igreja, e o chamou de Doutor Evangélico.

Isto exprime não só a tonalidade bíblica da sua pregação, mas também a opção evangelizadora da sua vida. A obra escrita confirma a sua formação bíblica e muitos testemunhos históricos referem a eficácia da sua ação e da sua palavra junto da sociedade do seu tempo, pela sensibilidade aos anseios dela, pelo acertado diagnóstico das suas carências, pela adequação da sua linguagem, e sobretudo pelo testemunho do seu próprio modo de viver.


Na celebração da sua memória – 2011 - AD

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário