Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 25 de junho de 2011

Sobre nossas cruzes, sobre nossos amores ...




Paz e Bem !

No Evangelho deste Domingo Mateus 10, 37-42  deparamos com um convite de Jesus que aparentemente nos deixa atônitos pois que O Senhor nos diz que quem não ao amá-Lo mais que aos nossos pais , mães, esposas, filhos, não é digno Dele.
Mas como pode ser isto?  O Senhor que é o Deus de Amor, O Cristo que nos manda amar o próximo como a nós mesmos, O Senhor que nos diz que ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seu amigo, agora nos vem dizer que se não amarmos mais a Ele do que aos outros, não somos dignos de Sua Presença.
E a tradução “amar mais” já é uma benevolência da tradução, pois que nos originais lemos: “quem não odiar...”
É que, no  Aramaico que Mateus escreveu seu Evangelho, por ser uma língua pobre em palavras, não tinha o superlativo, o máximo da expressão que os judeus usavam era repetir uma idéia para deixar clara a importância dela.
Assim vemos, por exemplo,  Jesus por vezes  dizendo “Em verdade, em verdade vos digo”, esta expressão , na nossa língua portuguesa é assim: “verdadeiramente vos digo”.
Então o nosso “odiar mais..” do texto do Evangelho de hoje, seria o nosso equivalente a “amar mais”.
Porque devemos amar a Deus como Criador, como o Salvador, como o Espírito de Amor, e amar as criaturas com o amor devido e derivado desse amor absolutizado pela presença imensa de Deus nas nossas vidas.
Mesmo porque,  o amor que devemos a Deus,  é o amor pedagógico que nos ensina a amar o próximo.
Dentro deste mesmo espírito encontramos o que O Senhor nos advertindo a seguir: “Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la”. 
Sim, perder a vida do “homem velho”, não colocar o vinho novo, que é o Evangelho, em nossos odres velhos, que não o suportariam.
Um Evangelho cheio de exigências e de cruzes, que o nosso “homem velho” se recusaria a assumir, por isto Jesus também nos pede para assumirmos nossas cruzes e moldarmos nossas vidas pela Sua, que foi uma vida que foi até a cruz, mas que ultrapassou a cruz e venceu a morte.
Perceba que Jesus não coloca a cruz no condicionante “ se tiveres uma cruz”.
Não !
Ele aponta para a nossa inevitável cruz, que temos de carregar, não para que sejamos seres sofredores, mas para nos dizer que após essas cruzes,  carregadas como homens novos, encontremos o desfecho que Jesus encontrou, a nossa ressurreição na Sua ressurreição.
Isto é salvação.
Assim, associados ao Cristo , amando a Deus acima de tudo e como homens novos , que não fogem das inevitáveis cruzes pessoais, é que chegaremos ao verdadeiro discipulado.

Então,  quem se deparar conosco pelas estradas da vida, verá que somos de Jesus, que amamos como Jesus, que como Ele abraçamos nosso inevitável sofrimento, mas que anunciamos a ressurreição, como recompensa de nossa adesão incondicional e primeira ao Senhor que nos precede.
Frei Bento , frade menor e pecador.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Frei,


    ao amar mais ao Senhor do que os nossos pais, a nossa família e mais que nós mesmos, estaremos mais próximos Dele, e assim teremos muito mais forças para amar ainda mais os nossos pais, família etc...

    Poderemos dessa forma sermos homens de apenas uma atitude, com o AMOR em todos os casos e todas as situações, pois o Amor de Deus JAMAIS deixará que neguemos amor ao próximo.


    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir