Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 4 de junho de 2011

“Por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?”?



Paz e Bem !

O Evangelho de hoje, Festa da Ascensão do Senhor é o texto de Mateus 28, 16-20, onde o Cristo pede aos discípulos que anunciem o Evangelho a todo o mundo e batizem em Nome da Santíssima Trindade.
Depois o Senhor é elevado aos céus , sentando-se à  Direita do Pai e os discípulos foram pelo mundo  a anunciar e a pregar o Evangelho.
Nossa humanidade se completa, Deus que se fez homem nascendo num presépio, que desce como homem ao sepulcro e ressuscita agora,  eleva nossa humanidade até à Direita de Deus, onde estaremos também, como membros de Seu Corpo Místico que é a Sua Igreja, e da qual o Senhor é a cabeça.
Mas o texto que mais ricamente nos fala sobre a subida de Jesus ao Pai é o texto inicial dos Atos dos Apóstolos 1,1 - 11 , primeira leitura de hoje, onde São Lucas irá narrar o acontecimento .
E neste texto se coloca a pergunta dos apóstolos que ainda não fora respondida por Jesus, Percebe-se que , até aquele momento,  os discípulos ainda esperavam a restauração do Reino Político de Israel quando perguntam isto ao Senhor:“é agora que vais restaurar o reino em Israel?”
E Jesus responde dizendo que essas coisas cabe ao Pai resolver, não a Ele. Mas a eles, os 11 Apóstolos,  importava era que se preparassem para receber o Espírito Santo,  que viria no Pentecostes, com a inauguração da missão da Igreja.  E  que Espírito Santo revelaria todas as coisas que ainda estariam para acontecer. E isto se dá no magistério da Igreja, sacramento do Cristo, nascida no Pentecostes pela efusão do Espírito.
A Igreja,  que São Paulo nos dirá,  na segunda leitura de hoje, Efésios 1, 17-23 ser o Corpo do Cristo,  sendo Ele a Cabeça, e sendo Jesus tudo em todos, mesmo entre aqueles que não O amam.
E por fim o Senhor é envolvido pela nuvem e sobe ao Pai, sendo o único que Dele desceu então é o único que a Ele subirá.
O mais importante aqui é o que dizem os anjos aos discípulos e a nós todos :
“Por que ficais aqui, parados, olhando para o céu?”
É como se dissessem, olhem para o horizonte , não para o vertical, olhem para seus irmãos e o tanto de si que terão de doar por eles > esta é a missão ; parem de olhar para o céu, o Senhor que assim subiu um dia voltará, cercado de glórias. 
Sim, voltará, mas até lá,  olhem e cuidem uns dos outros, e jamais se esqueçam do que Jesus de Nazaré lhes ensinou: amai-vos uns aos outros, não há amor maior do que doar a vida por seus amigos, e tantos outros mandamentos novos para nova terra que se inaugura.
Muitas pessoas ficam a vida inteira esperando Jesus voltar nas nuvens para serem arrebatados , marcam,  patéticamente, datas que não se cumprem, e coisa e tal...
Mas se esquecem de que, até mesmo para que sejamos  dignos de vivermos tal arrebatamento, de sermos dignos de encontrar Jesus nos ares, teremos  antes que viver o Evangelho , não pregá-lo e auferir riquezas com isto.
Teremos  de viver a dor do irmão, na carne e no espírito e,  se não reconhecermos  no pobre e no oprimido a pessoa do Cristo, quando Ele vier, também não seremos capazes de reconhece-Lo.

Porque não soubemos  ver Jesus naquele homem ou  mulher, no velho, na criança,nos pobres, desdentados, perseguidos , desempregados, famintos e nus, que sempre nos desafiam como Jesus nos desafia.
Quem não ama o pequenino , o miserável, quando Jesus voltar já não poderá reconhecê-Lo, porque não conseguiram ver Jesus nas feridas dos irmãos.
Muitos pensam ver Jesus  nas riquezas que acumulam, usando o Seu Santo Nome em vão, tesouros que a traça corrói e a ferrugem destrói.
Nossa missão de ser discípulos e missionários do Evangelho nos obriga a anunciar que  o reino de Deus  não está próximo no tempo, mas esta NO próximo, no nosso tempo.

Se não amamos a pratica da justiça e da caridade entre os pobres , a vida em fraternidade, com o Cristo  à frente,  como poderemos saber que é Ele que vem no céu cercado de glória, e como poderemos  ter certeza que "encontraremos Jesus nos ares?"


Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário