Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

As bem-aventuranças.




Paz e Bem!

Nestes dias que antecedem a Ascensão do Senhor e ao Domingo de Pentecostes, podemos ler textos de São João naquela perspectiva do discurso do adeus de Jesus, um adeus, entretanto, que não nos deixará sós >  o Espírito Santo será o Doce conforto , o Advogado, Aquele que nos ensinará tudo que deve ser dito, a seu tempo, no nosso tempo.

Mas vamos nos permitir uma reflexão sobre as bem-aventuranças, que são assim como a Constituição do Reino de Deus, são aquelas palavras que nos ensinam o caminho da santidade > vocação de todos nós que somos batizados.

No Evangelho de Lucas  6,17.20-26, lemos  as bem-aventuranças um pouco   diferentes daquelas de Mateus. Porque Lucas escreve  aos gentios,   às comunidades mais pobres,  onde os primeiros cristãos eram os mais pobres, os mais oprimidos, os escravos, a gente pequena, diante da grandeza dos donos das cidades onde os Apóstolos edificavam a Igreja do Cristo.

Mateus, por sua vez,  escreve para a comunidade judaica da diáspora, e suas bem-aventuranças incluem  mais 4, que eram valores éticos e morais muito compreensíveis dentro do judaísmo> por isto Mateus fala dos pobres de espírito,  fala dos mansos , dos misericordiosos, dos puros , dos pacificadores.
E Mateus situa  o discurso  na Montanha, para o grupo restrito de judeus.

Lucas  colocará as bem-aventuranças ditas a uma multidão  na Planície, que é onde todos nós estamos, gente de vários lugares, gentios, estrangeiros, exilados. Por este Motivo , Jesus, em Lucas,  se dirige a todos,  e  a cada um de nós, usando o pronome > vós, ou no coloquial, vocês.

E Lucas acrescenta algo importante que não lemos em Mateus, os “ais “ de Jesus  à todas as situações que incorrerão aqueles que escaparam da condição de poderem ser considerados como bem aventurados.
Esses “ais” de Jesus, não representam ainda uma condenação , mas é um lamento...quase como se o Senhor dissesse “lamento muito”...por vocês...

Os bem-aventurados de Jesus em Lucas são > “vós os pobres”, porque vosso é o Reino de Deus.
São vós os que agora têm fome porque serão saciados. São vós que agora choram , porque sorrirão.  Bem-aventurados vós os que são odiados e rejeitados.

Mas, ai de vós os ricos, porque já tendes vossa consolação, ai de vós os que estais fartos, porque  tereis fome, ai de vós que agora rides, porque conhecereis o luto e as lágrimas.
Ai de vós  quando todos vos bendizem,  porque assim trataram os falsos profetas....

E nós ? Qual o nosso grupo?

O dos bem-aventurados?  

Ou o grupo dos “ai de vós ”?



Frei Bento, frade menor e pecador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário