Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Que o nosso encontro com Jesus, mude nossos caminhos e o nosso caminhar.








Paz e Bem !

Hoje a Igreja celebra festa da Epifania do Senhor, palavra grega que significa “manifestação”. A liturgia nos convida a meditar o texto do Evangelho de São Mateus 2, 1-12, onde nos é revelado que magos vindos do Oriente encontraram o Menino e sua mãe, na Belém de Judá que Miquéias profetizara como a cidade que de modo nenhum é a menor de Judá, porque dela Deus faria nascer o pastor de Israel.( Miquéias 5,2)

E na primeira leitura lemos Isaias dizendo que “Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora ...” “virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.” ( Is. 60, 3 e 6)

Mas de Jerusalém não foi ninguém... Nem os sábios, nem os sacerdotes do Templo, nem os escribas, nem os doutores da lei, nem veio o rei Herodes, porque todos ficaram com medo do Menino. 

Quem foi até Ele, foram os estrangeiros, os pagãos, os astrólogos, quer dizer, ninguém que fazia parte do Israel a quem Jesus veio salvar.

Porque a Epifania é a manifestação do Senhor a todos, representados nas figuras dos Magos, dos diferentes, dos estrangeiros.

Naquele momento Jesus se torna o Salvador de todos os homens, independente de suas origens, raças, cores, ou mesmo de suas religiões. É o evento Jesus Cristo, que não é nunca um evento particular, Jesus não é meu, nem seu, nem do vizinho, Jesus não é dos cristãos, nem dos judeus, nem dos mulçumanos, nem dos budistas, dos astrólogos, dos espíritas , nem dos católicos , nem dos protestantes, Jesus é de Deus e Deus é de todos, por isto Jesus chamará a Deus de Pai Nosso, não de Pai Meu.

E são tantos doutores da lei de hoje que ainda temem este menino pobre, deitado num presépio, cercado de animais, e Sua Igreja que teima em ser pobre enquanto a querem tão rica e suntuosa.

Mas como dizia Santo Ambrósio sobre a visita dos Magos vão por um caminho e voltam por outro, porque regressam melhores, depois do encontro com Cristo.

Rezemos para que encontremos o Cristo pobre em meio aos pobres e nos faça também uma Epifania que mude nossos caminhos.


Epifania do Senhor – MMXI- AD

Bento, frade menor e pecador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário