Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jesus veio como um pobre, anunciar a boa nova aos pobres e aos cativos.


Paz e Bem !

O Evangelho de hoje é retirado do texto de São Lucas 4,14-22.


O início do Evangelho de Lucas  sugere que ele ouviu o que narrou de fontes que conviveram com Cristo e que se tornaram "ministros da Palavra" Os Evangelhos foram escritos em lugares , em épocas e com destinações diferentes,tradicionalmente se considera Marcos como o primeiro, embora o Livro de Mateus seja o primeiro a ser lido em público,  porque era destinado aos judeus em diáspora;  enquanto os demais , eram destinados à evangelização dos Gentios. 
São Lucas talvez seja o último dos sinóticos, e é dedicado ao "Excelentíssimo Teófilo" que pode ser uma pessoa mas pode ser uma comunidade de Amigos de Deus, que é a tradução da palavra Teófilo.

Mas o que importa de verdade neste Evangelho de hoje é o episódio de Jesus na Sinagoga de Nazaré, quando leu o texto de Isaías 61, 1, que diz: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor." Lucas 4 , 18-19).


E Jesus termina dizendo que Nele se realizam as profecias que  acabara de ler.

Interessante é que este texto só se encontra em São Lucas, e a referência à libertação dos pobres e dos oprimidos, é também descrita no Magnificat de Maria, quando a Virgem Santíssima proclama:

"Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos.Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos." Lucas 1, 51-53)

A preocupação de Lucas aqui é enfatizar que, aquilo Maria declara no Magnificat , encontra suporte no que Isaías disse e, mais importante, naquilo que Jesus conclui : " Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir."

E é este Jesus que nasceu entre os pobres , conviveu com eles, chamou-os para serem Discípulos e Missionários, os preparou para serem pobres homens enviados ao mundo para pregar a Boa Nova, e os mandou > Não levando nem ouro, nem prata, nem dinheiro em seus cintos,( Mt. 10,9) , ou, sem levar coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, e que não tivessem  nem  duas túnicas.(conf Lucas 9,3), 

O "Ide de Jesus" dado aos Apóstolos é uma missão de simplicidade, de despojamento , de desapego, ao que é inútil para o fim que se destinam, não se anunciará aos pobres a sua libertação, usando de riquezas e ostentações.
Porque o Senhor agiu assim, foi simples, procurou os menores do povo, levantou os que estavam caídos pelas ruas, os últimos da sociedade de Israel, as prostitutas, os pecadores, e fez deles cidadãos de primeira grandeza no Seu Reino. Invertendo a nossa lógica, que para anunciar o Evangelho, quantos buscam formar comunidades entre os ricos e entre aqueles que podem contribuir muito para construir um outro reino, que não é o de Cristo, o reino dos homens ricos, dos que podem dar polpudas somas para serem usadas nas compras de tesouros , que a terra e a ferrugem irão corroer.

Jesus teve todo um cuidado para ligar o Seu Reino aos pobres deste mundo, ao jovem rico disse que a unica coisa que o separava da vida eterna eram seus bens, dos quais ele não conseguiu se livrar.

E os bens do jovem rico são também os nossos bens ,  aquelas coisas que são supérfluas, que nos tornam pesados demais para anunciarmos > o Reino > o Evangelho.

Porque, ao contrário, estaremos anunciando um reino de prosperidade e riquezas que não é o reino de Deus.

Que tipo de reino estamos anunciando , que tipo de riquezas estamos acumulando e que nos impedem de seguir , sem bordão, sem mochila, sem pão, sem dinheiro, nem duas túnicas, mas apenas revestidos da simplicidade ?


Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário