Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

É permitido fazer o bem ou o mal no sábado?




Paz e Bem !

Estava o Senhor indo novamente à Sinagoga de Cafarnaum quando viu que lá estava um homem com a mão seca.
Estavam lá também os fariseus prontos para acusar Jesus de ser misericordioso no dia de Sábado.
Jesus estava lá para libertar pelo amor,  os fariseus estavam lá para escravizar pela lei e para usa-la para incriminar Jesus, porque, tanto os fariseus daquele tempo, como os dos tempos modernos, agem pela prática da Lei, ainda que se digam cristãos,  eles os são até que isto , esta pretensa fé em Jesus, não entre em choque com os preceitos judaicos aos quais ainda hoje se apegam, porque, na verdade, ainda não conseguiram ser cristãos, como gostariam. Os ódios e os preconceitos que lhes infundem, os incapacitam para serem cristãos verdadeiros.
Assim, o Sábado judaico, se transforma num improvável “Sábado cristão”, algo incongruente com o sentido que Jesus deu à sua missão, > libertar os pobres e os cativos, anunciar o ano da graça de Deus, a qualquer tempo e em qualquer dia da semana.
Aqueles fariseus, e os novos, têm o mesmo coração endurecido pela observância de preceitos que nada combinam com a realidade de Jesus de Nazaré.
Por este motivo, os olhos de Jesus ficam indignados com a dureza de seus corações, ainda hoje.
E O Senhor do Sábado e de todos os dias da semana, o Senhor da Misericórdia, chama para o meio dele o homem com a mão seca, e lhe manda que “ estenda  a mão”.
Estas duas falas de Jesus no Evangelho de Marcos que lemos hoje, Mc.3, 1-6. têm o sentido simbólico de traduzir o que é essencial par ao Senhor, a atitude que Ele também nos pede, de sairmos das sombras da maldade justificada pela lei, e vir para o centro do que interessa para o Senhor > a prática da libertação , a prática da misericórdia, a salvação, não a condenação, irmos para o lugar onde Amor  cura e sairmos do lugar onde o ódio incapacita o verdadeiro discípulo de Jesus.
E para fechar o ensinamento , Jesus manda que o homem “estenda a mão”.
É este o centro desta perícope de Marcos 3, é este o gesto que Jesus espera de cada um de nós,> estender nossas mãos, para que obtenhamos a Misericórdia para que a possamos levar aos irmãos.
Enquanto os fariseus daquele e de todos os tempos, continuam tramando com os poderosos, a destruição do que é o cristianismo verdadeiro.

Como estão os nossos corações ? Como estão nossas mãos?

Frei Bento irmão menor e pecador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário