Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jesus chama seu povo.




Paz e Bem !

Lemos no Evangelho de hoje, Mateus 3, 13-19 , que Jesus chama os doze apóstolos subindo um monte. O monte no Evangelho é sempre o lugar da revelação, foi no monte Tabor que ocorreu a transfiguração, foi no monte que Jesus indicou o caminho par ao céu através das bem-aventuranças, foi no monte calvário que Ele se entregou por nós.
O monte é um importante ponto de referência para Jesus, é o local humano onde somos todos elevados junto com Ele.
E neste monte Jesus escolhe seus apóstolos, como sempre ocorre nos Evangelhos onde são citados os nomes dos Apóstolos, Pedro vem em primeiro lugar, porque Jesus ao chamá-lo muda se nome e muda sua missão. De um pobre pescador de peixes  ele o faz pescador de humanidade.
Será na Barca de Pedro, que prefigura a Igreja de Jesus, que o Senhor encontrará abrigo, e é precisamente na barca de Pedro que é na Igreja que nos tornamos também pescadores de humanidade, aqueles e aquelas que são chamados para a missão de tornar as estruturas deste mundo mais humanas. Para gritar pelo direito à vida dos nossos irmãos,  nascidos e dos que Deus quer que nasçam. De lutar pelo sagrado direito à moradia digna para os nossos irmãos que se dependuram nas encostas dos nossos montes , e vem a chuva e lhes leva a vida. Lutar para que o mundo se torne fraterno, onde possamos chamar de irmãos as criaturas de Deus , os rios que deveremos despoluir, o irmão ar e o vento, que devemos lutar para que se tornem tão puros como Deus os fez. Lutar pela nossa irmã, a terra maternal, para que ela possa produzir as sementes que semeamos com alegria , para o nosso sustento, não para ser mercadoria na vil ciranda do lucro que alimenta enormes fortunas,  em detrimento da miséria e da fome de milhões.
Este é o chamado de Jesus aos doze, como lemos hoje “com o poder de expulsar demônios” .
Todos os demônios que nos escravizam e nos levam para bem longe do plano de Deus para conosco, que nos levam para bem longe do sonho de Deus quando fez  a Terra e  as águas, e as árvores e as flores , os animais, e tudo viu isso que era bom.
Que possamos dar chance a Deus de  olhar as suas criaturas, feitas à Sua Imagem e conformes à Sua Semelhança,  e ver que também “somos bons”.

Frei Bento irmão menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário