Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Fé é que cura, ou a cura promove a Fé?



Paz e Bem !


No Evangelho de hoje  S.Lucas 5, 12-16 , lemos a cura de um leproso que pela sua condição, deve ter se encontrado com Jesus nos caminhos onde Ele andou, porque aos leprosos era impedida a entrada nas cidades, assim sendo, a única forma daquele homem se tornar curado seria Jesus.

E ele , não se sabe bem como, rompeu a multidão em volta de Jesus e pediu:
"Se queres, tens o poder de curar-me".

Aqui é o querer de Jesus é o que é pedido; não a cura.

A cura é decorrência.

E Jesus se compadece daquele homem e lhe estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!" No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado.
O diferencial dessa narrativa de cura em Lucas é a frase é que o homem diz ao Senhor: "se queres, tu tens o poder de me curar".
Jesus não realiza milagres para promover a Fé, ao contrário, Ele faz da Fé existente o milagre acontecer.

E isto se torna muito interessante nesses nossos dias , onde multidões se declaram crédulas porque viram supostos "milagres" e ai passam a ter Fé.
Mas o milagre nunca pode ser causa de Fé e sim sua conseqüências, e então esta passagem de S . Luas,  não deve fazer muito sentido nas "igrejas oba-oba" e dos milagreiros de plantão.

Não.

Jesus responde direto à pergunta do leproso e lhe diz : Eu quero sim,que tu sejas curado.
Não é como o que aconteceu com aquele cego,  a quem Jesus pergunta, o que queres que eu faça? E obteve como resposta: que eu volte a ver. Ou seja, que eu volte a ter Fé, que é a vida para os meus olhos.
No texto de hoje Jesus parte de uma constatação de uma Fé já existente para promover a cura tão desejada e ela vem em decorrência.

A lição fica pra todos que correm atrás de milagreiros, sejam eles de que crença for.
Não é a cura que promoverá a Fé, isso é ilusório e beira à superstição.
É a nossa Fé que deve se expressar de tal forma confiante ao ponto de podermos dizer ao Cristo: Se tu quiseres...

Porque nós não mandamos em Deus, nem "determinamos" nada em nome Dele, nem "tomamos posse de benção" nenhuma, nem temos "Vitória” nenhuma, se antes não crermos sinceramente que somos apenas seres humanos, tão necessitados da graça e da bondade de Deus, que age segundo o "Seu querer", não no nosso querer.


Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário