Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 15 de janeiro de 2011

A Misericórdia triunfa sobre o julgamento ! ( Tg.2, 13)



Paz e Bem !

Neste Sábado lemos o texto do Evangelista Marcos 2, 13-17. Um texto que cai muito bem hoje em dia,  diante da hipocrisia do mundo em que vivemos.

Jesus está na beira do mar e vê Levi, o cobrador de impostos e o convoca > Siga-me.

E Levi “levantou-se e o seguiu”,  e nós o conhecemos como Mateus.

Mais tarde Jesus vai mais além, vai até a casa de Mateus e lá é visto pelos doutores da Lei “comendo com os cobradores de impostos e os pecadores”.

E surge então no ar uma grande pergunta > Por que ele come e bebe junto com cobradores de impostos e pecadores?

Uma pergunta que não quer respostas, como todas as perguntas dos hipócritas e fariseus.

Hipócritas e fariseus são os mesmos no decorrer dos séculos, quando eles fazem indagações aos outros, fazem-nas a si mesmos, porque o horizonte de preconceitos e de ódios em que vivem,  não suporta a amplitude da vida em misericórdia.

Hipócritas e fariseus , procuram fazer perguntas o tempo todo , mas não se interessam pelas respostas que obtêm, seus ouvidos e seus corações estão  bem fechados em egoísmos e fragilidades, que a perspectiva de conviver com o diferente, de conviverem com a verdade e os caminhos que os outros trilham, e que não são os deles >  os incapacitam ao exercício da misericórdia e do acolhimento , pelo puro dever de amar, sem querer nada em troca do outro.

Esta lição Jesus dará a eles também na Parábola do Bom Samaritano e na perícope da mulher adúltera e em outras tantas passagens em que a misericórdia triunfou sobre o julgamento (conf. Tg 2,13).

Aqui, no texto do Evangelista São Marcos,  Jesus lhes responderá a pergunta tão vazia de sinceridade que Lhe fizeram,  assim :  “As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. Eu não vim para chamar justos, e sim pecadores

Excluem-se deste chamado os que já se consideram salvos, por causa de uma pretensa fé em Jesus, uma fé que não se traduz em gestos de misericórdia, caridade e perdão >os assim chamados “doutores da lei”, de todos os tempos e crenças.

Então esta reflexão também nos fica hoje >  qual é a sinceridade de nossas indagações? 

Frei Bento, frade menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário