Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Por qual motivo devemos retirar os ciscos dos olhos alheios, quando já tivermos tirado a trave dos nossos olhos?


                                                
Paz  e Bem !

No Evangelho  de  São Lucas 6, 39-42, lemos o famoso texto que tantos de nós usamos , até mesmo para justificar nossas atitudes diante das criticas que recebemos> Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho?”

No contexto dessas palavras  podemos ver Jesus  cercado e ouvido por fariseus que queriam a qualquer custo pegar o Senhor em alguma  contradição com lei, o fazem até hoje aliás...

Por isso,  Jesus sempre fala deles, dos que   condenavam o gesto hipócrita,  vivido pelos que seguiam a lei conforme a sua vontade e conveniência.

Os fariseus tinham extrema habilidade em enxergar pequeninos erros , ciscos no olho do vizinho, mas se esqueciam das  traves que cegavam seus olhos .

São os mesmos que apedrejavam os pecados dos outros se “esquecendo” dos seus  próprios; o sentido aqui é o mesmo.

Hoje, no século XXI , somos cada vez mais pessoas , vivemos cercados de multidões.

 Somos regidos por regras sociais legais e de convívio social. Isso faz parte de estar em meio a outras pessoas. Já que não moramos mais  nas cavernas , ou numa ilha deserta , ou apenas sozinhos, precisamos dar conta das diferenças que nos são impostas.

Precisamos de gente que nos oriente, nos sugira, nos ofereça uma alternativa sadia e não alguém que decrete sobre minha vida apenas por não gostar de mim, ou por inveja ou outro motivo torpe.

Vemos a todo instante pessoas que se apegam aos erros dos outros se esquecendo dos acertos que também ocorrem; pessoas que não se resolvem consigo mesmo, mas conseguem descrever o que acontece com a vida do outro>  pessoas que não conseguem ser algo e se realizam tentando não deixar que ninguém seja.  Pessoas que muitas vezes precisam é rever sua própria vida.

Para então ter a sensibilidade de achar um pequeno cisco no olho do outro e com delicadeza, soprá-lo para longe, como acontece com quem nos tira o cisco do olho por caridade, nunca por maldade.

Este é o sentido de Jesus dizer> tire a trave do teu olho para poder aliviar o outro,  do pequeno cisco que lhe arranha os olhos.

Então nos fica a reflexão, nós sopramos o cisco dos olhos dos outros por misericórdia? 

Ou para aprofundar seu desconforto?


Frei Bento, irmão menor  e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário