Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ser missionário , mesmo que entre serpentes e venenos....




Paz e Bem !

Lemos no Evangelho de hoje , Marcos 16, 1-18 o “ide” que Jesus fala em Marcos, que talvez tenha sido um pós-texto acrescentado pelas primeiras comunidades  ao escrito de Marcos . Porque neste texto,  aparecem duas referências estranhas aos textos evangélicos, as que se referem às serpentes e ao veneno,  dos quais os discípulos de Jesus estariam imunes > “manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal”.

Ora,  pode-se entender essa passagem como uma matáfora;  afinal , que seriam as serpentes com as quais se  encontrariam,  a opressão, a perseguição.
 E a quais venenos o Senhor se referia? Os venenos das heresias, dos cismas, das traições, etc.?

Entretanto venenos e serpentes eram , naquele tempo, coisas comuns, hoje em dia as serpentes e os venenos seriam outras coisas mortais, como o trânsito que mata a tantos, a violência urbana, as drogas, a corrupção.

E os nossos venenos vêm da poluição que mandamos para a atmosfera, para os rios que matamos com nossos esgotos e sujeiras.

Enfim, serpentes e venenos sempre existiram para causar mal ao ser humano, sob diversas formas, sob diversos aspectos estamos todos vulneráveis ás serpentes e aos venenos que deveremos superar para cumprirmos o centro da mensagem de Jesus, dita aqui em Marcos e em todos os Evangelhos o “ide”, que é o compromisso que recebemos no batismo, para sermos testemunhas do Cristo ressuscitado,  e do Evangelho, até o confins da terra.

E que nossa profissão de Fé em Cristo traga junto o compromisso com o nosso irmão o mais pobre e pequenino, aqueles a quem deveremos impor as mãos, tanto para curar como para cuidar, tanto para transmitir o amor como para apaziguar suas dores.

Tudo  isto é o que o “ide” de Jesus nos compromete em sermos discípulos e missionários Daquele que nos liberta de todo mal. Sem isto, não existe Jesus, nem cristianismo e corremos o risco de sermos as serpentes e  os  venenos que fazem tanto mal , a tantos.

Frei Bento , irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário