Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

domingo, 26 de dezembro de 2010

Todas as famílias são sagradas !





Paz e Bem !

Celebramos neste  Domingo,  na oitava do Natal,  a festa da Sagrada Família e o Evangelho que lemos é Mateus 2, 13-15. 19-23,  que nos conta porque um outro José vai para o Egito.

Desta vez é São José, esposo da Virgem Maria, que, sonhando os Sonhos de Deus,  leva o Menino e a mãe para a terra do Egito, diante da perseguição de Herodes .

Curiosa essa inversão, esse Êxodo ao contrário.

A terra prometida ao povo judeu se torna perigosa e eles encontram abrigo exatamente na antiga  terra da opressão, antiga terra da escravidão, de onde Javé havia retirado Seu povo séculos antes e os levado para a terra onde seriam alimentados com leite e mel....

Entretanto, a terra prometida se tornou a terra da opressão, e o Egito, de terra da escravidão , passou a ser terra de libertação.

Assim se dá na nossa vida, nem sempre a segurança está debaixo de nossos pés, nosso lugar no mundo te de mudar para que não pereçamos pela maldade e pela perseguição.

Todos nós temos um Egito particular, que tanto pode ser terra onde somos escravos de nossas vaidades e de nossos pecados, como pode ser um Egito onde somos libertos.

Nada costuma ser o que a primeira vista aparenta ser, sempre estaremos livres ou escravos , em qualquer lugar ou sentimento de vida , depende de nós, quando nos deixamos ser levados pela Mão de Deus, seja por Moisés, seja por São José.

São Mateus nos conta esta passagem e nos revela o valor da união da família, da importância de estarmos em família, é ela que nos abriga, e nela que mais pedimos perdão e mais somos perdoados.

Mas o mundo de hoje vai destruindo a família, o mundo em que vivemos  é um lugar de muitos Herodes, e , ao mesmo tempo, um lugar de tantos inocentes que são mortos, que tem tantos Herodes procurando tirar-lhes a vida. Até as mães se tornam “Herodes”, quando matam seus filhos nos seus ventres.

Estranho como tudo muda... Assim como o Egito deixou de ser terra de opressão para ser a terra da segurança, tantas mães  hoje em dia, não são mais as mães de Israel do tempos de Herodes, que viam cheias de pavor suas crianças serem mortas pelas espadas.

Hoje em dia, tantas mães, são a própria espada com que matam seus filhos na carnificina do aborto.

Isto é tão horrível e abominável como as tropas do rei caçando crianças pelo Israel dos tempos do Menino Jesus.

E continuando a ler o texto do Evangelho de hoje, São José sonha de novo os sonhos de Deus. Assim como o outro José, interpretava os sonhos do coperio, do padeiro e do  Faraó, o José de Maria interpreta os sonhos de Deus. 


E no sonho Deus lhe revela que volte para Israel,  porque Herodes havia morrido. Mas a opressão não morrera, ela continuava em Arquelau, sucessor de Herodes.


E São José vai para longe do poder , vai para a pobreza de sua Nazaré, perdida nos confins da Galiléia, de onde o Menino um dia viria, e cumpriria a profecia de ser chamado de Nazareno.

Assim foi aquela família, que Deus escolheu como Sua, e era dentro dela > no seu seio, que Jesus seria nutrido de leite e mel.  Onde Lucas escreveu que  Ele crescia em sabedoria e graça,  diante dos olhos de todos.

As  nossas famílias são o lugar onde também somos nutridos no amor , e onde também  nutrimos com amor , apesar de todos os Herodes que ainda hoje as ameaçam.

E em tudo sejamos fraternos, pois que para além de nossa família onde nascemos,  e onde  tantos vivem, existe a grande família do povo de Deus, onde somos todos irmãos,  filhos queridos do Mesmo > Pai  Nosso !

Frei Bento, irmão menor e pecador.







Nenhum comentário:

Postar um comentário