Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A mãe de Nosso Senhor !




Paz e Bem !


Hoje,  a Igreja nos apresenta o relato singular de São Lucas 1, 39-45, que conta a visita de Maria a Isabel, e as conseqüências desta visita.
Lucas, detalhista como todo bom médico deve ser, adjetiva a atitude de Maria em visitar sua parenta Isabel com o adjetivo”apressadamente”. Maria tem pressa em ver Isabel, mas tem mais pressa ainda em poder ajudá-la, em estar a seu serviço , em ser companhia, por isto ela vai apressadamente. Uma viagem enorme, da Galiléia para a Judéia, uma viagem difícil e perigosa, Maria não tinha automóvel, nem avião, nem trem, tinha apenas o desejo imenso de servir.

Este mesmo desejo que Seu Filho e Nosso Senhor , colocará como centralidade na vida do cristão. Pois Ele mesmo é quem diz que veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão. ( Mateus 20, 28)

Tal Filho, tal mãe ?

E que coisa mais interessante que poucos percebem desta narrativa> Maria estava grávida de Jesus, mas ainda não havia contado para ninguém, nem para São José, pois a narrativa da visita à Isabel ocorre ato contínuo à Anunciação.
Ela trazia no ventre Jesus,  e no coração o Espírito Santo, vejam só, esta menina pobre de Nazaré da Galiléia, carregava dentro de si o Verbo de Deus e o Espírito Santo de Deus!!!

E este mesmo Espírito é quem comunica a Isabel o segredo de Maria, embora a Virgem já soubesse , pelo Anjo, do estado de Isabel.
E é o Espírito Santo que revela a Isabel, porque aquela menina  está lhe visitando, apressadamente, então Isabel proclama “em alta voz”, para que todos escutemos, pelos séculos afora > Bendito é o fruto do teu ventre.
E a criança de Isabel salta no ventre , tal como Davi dançava diante da Arca da Aliança, porque Maria é a Nova Arca da Eterna Aliança, e sua presença em Aim Karim, é a presença da alegria , a presença de Deus naquela casa dos idosos, Zacarias e Isabel.
Maria não é deusa, mas é a portadora de Deus, Maria não é o Espírito Santo, mas é aquela que trás o Paráclito, para que Isabel também se tornasse repleta Dele. Maria compartilha o Espírito Santo que informa Isabel>

Esta ai, é a mãe do teu Senhor.

E mais coisas lhe diz O Espírito Santo, diz que Maria é bem aventurada porque confiou , porque acreditou, porque pelo seu “Faça-se em mim” permitiu que a Salvação chegasse hoje a nós todos, porque ela “encontrou graça diante de Deus”(Lucas 1,30)

Como tu reagirias ao ver que te visita a “mãe de meu Senhor?” (Lucas 1, 43)

A chamaria de bem aventurada porque acreditou, e por isto mesmo é que se haverá de cumprir as coisas que da parte do Senhor foram ditas a ela( Lucas 1, 45) , e a receberia com um abraço de profundo amor?

Ou diria, ah , tu és apenas uma mulher qualquer, tudo bem, usada por Deus mas, depois caia fora, porque não tens mais valor algum !?

Se tu achas isto de Maria, certamente não receberia em tua casa a “mãe do teu Senhor”, infelizmente....E ela não estaria a teu serviço, como se pôs a serviço de Isabel.

E nem o Senhor entraria na tua casa e te faria saltar de alegria.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário