Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Ai de vós> Ai de nós

Bom dia a todos e Paz e Bem !




No Evangelho de São  Lucas 11, 42-46, Jesus é severo com os “doutores da lei”, aqueles que se oponham a entender o Tempo da Graça, que Jesus veio anunciar, e se prendiam às práticas da Lei para se sentirem corretos, e abençoados por Deus.

E Jesus proclama  três  vezes : “ai de vós”, que é o oposto à toda  bem aventurança.

O primeiro desses “ai de vós ” se dirige aos que pagam o dizimo sem praticar a Justiça e o amor de Deus, que é o amor pelos pobres, pelos miseráveis, aqueles que eles deixavam caídos nas estradas deste mundo, como no caso da Parábola do Samaritano. Jesus os questiona nisto, de que adianta cumprir o preceito do Dizimo que àquela época era para o sustento dos Levitas do Templo. Mas hoje não existe mais Templo , nem levitas...De que adiantava eles serem tão rigorosos no cumprimento da Lei se deixavam de amar a quem desprezavam ?

O segundo “ai de vós ” é dirigido aos fariseus daquele tempo, que gostavam de ser notados nas praças, reverenciados, ocupar os primeiros lugares, exibirem uma importância que  não tinham, “porque são como túmulos que não se vêem, e os homens pisam sobre eles sem saber” É o que Jesus lhes fala.

E o terceiro “ai de vós” Jesus responde aos que lhe disseram> mas assim o Senhor zomba de nós.

O Senhor responde>
Ai de vós  também, especialistas em leis! Porque vocês impõem sobre os homens cargas insuportáveis, e vocês mesmos não tocam essas cargas nem com um só dedo.

Jesus denuncia que os fariseus deixam de lado a justiça e o amor de Deus e, para esconder roubos e maldades, se refugiam atrás de todo um aparato de falsa religiosidade. 

Os especialistas em leis se julgam donos a verdade, donos da interpretação, contudo são os que  interpretam as leis de acordo com seus próprios interesses e conveniências , para assim, manter controle ideológico sobre o povo, impedindo-o de agir com misericórdia e amor fraterno .

Esses  “ai de vós”  de Jesus, não nos atingem também?

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário