Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O povo que andava na escuridão, viu uma grande luz !



Paz e Bem !

E então é Natal...

A Vigília Solene do Natal da noite de 24 de Dezembro nos propõe o Evangelho de São Lucas 2, 1-14 , a narrativa do nascimento de Jesus.

Penso ser desnecessário comentar sobre este texto porque ele está de tal modo enraizado no nosso coração, é  tão familiar,  que todo cristão sabe ler São Lucas na cena da noite de Belém.   E que a catequese de  São Francisco, nosso pai seráfico,  traduziu de forma tão bela na representação do presépio. Porque, o presépio, assim como o crucifixo, são  Evangelhos que dispensam palavras.

Assim, olhar para o presépio é entender todo texto de São Lucas desta noite santa.
Nele se expressa  todo mistério da encarnação do Verbo. Lá está traduzido todo o Advento que esperávamos, é como um texto congelado no tempo, que traduz toda grandeza daquele momento único na História,  quando Deus se faz Um conosco, vindo a nós como um pobre, em uma família de pobres, em uma estrebaria,  deitado em uma manjedoura, somente  envolto em faixas, entre os animais .


"O magnum mysterium et admirabile sacramentum ut animalia viderent Dominum jacentem in praesepio. Aleluia !" ( Oh grande mistério , e admirável sinal, que até mesmo os animais puderam ver O Senhor, dormindo em uma manjedoura, Aleluia !)
Eis o Deus Absoluto, na nossa pobre humanidade.

Mas a primeira leitura , Isaias 9, 1-6 é o grande Evangelho desta noite, porque ele traduziu em palavras toda a esperança de um povo que se concretizaria em Jesus de Nazaré, um povo que andava nas trevas e pode ver uma grande luz, para os que estavam mortos renasce-lhes a vida , a alegria. Renasce a Esperança na Justiça quando os fardos da opressão e da iniqüidade são retirados dos ombros dos homens, assim como Maria proclamou  no Magnificat.

O Senhor vem como um menino.

Um filho  foi-nos dado.

“ Ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas.

Esta para mim,  é a grande mensagem de Esperança que o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo consolidou.

Já não mais andamos nas trevas, nem nos oprime o jugo da iniqüidade. O pecado foi retirado do mundo, pois um filho foi-nos dado.

“ A graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens”, nos recorda São Paulo na segunda Leitura , Tito 2, 11-14, e o Apóstolo prossegue recordando  a graça de Deus : “que nos  ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade.”

Este é o espírito do Natal, que nesta noite santa celebramos solenemente.


Um forte e afetuoso abraço em todos os meus queridos e queridas,  amigos e amigas,  que passam por aqui, e para os que  estão distantes , mas todos  presentes nas minhas orações.

Feliz Natal !

Frei Bento, irmão menor e pecador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário