Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Por que a Virgem Maria é tão familiar?

Paz e Bem !

Hoje lemos o Evangelho da Anunciação de Maria , Lucas 1, 26-38, onde o Anjo do Senhor não saúda Maria pelo seu nome,  mas pelo que ela é > a Cheia de graça.


Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você

Antes mesmo de dizer a que veio, o Anjo diz a ela porque veio até ela  e não a  outra, porque era Maria a cheia de graça, independente do sim que ela daria , o Senhor a considerava já cheia de graça,  plena de santidade, reflexo da santidade de Deus.

Mas quem é essa mulher tão simples que o Senhor elegeu?

Karl Rahner , o jesuíta considerado um dos maiores teólogos católicos do século 20 nos dá a dimensão exata da figura de Maria na economia salvífica e no tempo. Sobre ela diz Rhaner:

"Maria é a concreta realização do perfeito cristão. Maria é como nós. Jesus Cristo é outrossim um como nós. Mas ele também é Deus. Maria é que é inteiramente uma entre nós. O que ela é nós devemos ser. É por isto que Maria é-nos tão familiar. É por isso que nós a amamos".

Exatamente por ser essencialmente humana e profundamente ligada o mistério divino que Maria sinaliza para Jesus e neste sentido nos apresenta e media , a Graça.
Sendo o ser humano que mais próxima esteve de Deus, ela é um eterno convite a que nos aproximemos de Jesus e o compreendamos, na nossa vida, assim como ela O 
com-preendeu na sua vida , de tal forma familiar , que se tornou a mãe.
Ela se torna o modelo, e modelos são paradigmas, aquela que nos baliza no caminho , nas estradas da Fé > rumo ao Senhor.

Temos  a coragem de ser o que ela é, ou não a amamos  porque não conseguimos ser como ela é?

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário