Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ser um cristão como São Francisco de Assis.




Paz e Bem !

Peço desculpas a todos por não ter sido possível fazer minhas tolas reflexões sobre o Evangelho deste Domingo.

Mas agora , já tarde da noite, me permitam falar de São Francisco.

Francisco....Um homem simples, que vivia em todo luxo,  um dia , após se recuperar de ferimentos em batalhas, encontrou uma capelinha em ruínas nos campos perto de sua cidade, era a igreja de São Damião,  e ela estava em ruínas.
Francisco se aproximou do que restava da construção e viu lá dentro que ainda havia uma imagem de Jesus Crucificado,

Ficou em silêncio diante do crucifixo. Foi quando ouviu uma voz vinda de lá que dizia:

Francisco, não vês que minha igreja está em ruínas? Reconstrua a minha Igreja".

Naquele momento Francisco Bernardone entendeu qual era o seu chamado, o que Deus reservara para ele. Imediatamente começou a reconstruir a capelinha em ruínas, mas, enquanto reconstruía S.Damião, ele reconstruiu a sua vida, se encantando com a pobreza do lugar e reunindo outros pobres para ajudá-lo na missão, conheceu de perto o que era a vida daqueles que nada tinham.

Quando terminou a reconstrução da pequena igreja, sua alma e seu espírito estavam reconstruídos também.

Mas a missão que Cristo lhe pedira era bem mais que reconstruir aquela modesta capela.

Jesus pediu a Francisco que reconstruísse a Igreja arruinada pela riqueza e pelo poder.

"Senhor que queres que eu faça"? Essa foi sua pergunta fundamental, procurou por toda a vida a Vontade de Deus e por fim a conseguiu quando Jesus lhe pôs nas carnes as marcas de sua Paixão.

Francisco era um outro Cristo, o primeiro depois do Único, o que trouxe o novo alento ao cristianismo, exatamente pelo carisma da pobreza, que é muito mais do que não ter posses e bens, é esvaziar-se de si mesmo como Jesus fez, quando esvaziou-se de Sua Divindade para se tornar humano como nós, Jesus se fez " Tão Humano que só poderia ser Deus".

Em Jesus Cristo , Deus nos visita e nos torna , não seus servos, mas seus amigos, na medida em que amamos o nosso próximo, seja ele quem for, amamos na sua identidade sem querer que esse próximo seja como nós, basta que ele seja como Cristo.

Foi essa a lição do Pai Seráfico, que está aí no mundo por 800 anos, uma novidade tão poderosa que fez de Francisco o Homem do Milênio segundo a Times no final do século passado, não foi Napoleão, não foi Einstein, não foi um Rei, um Presidente; o Homem do Milênio foi aquele pobrezinho de Assis, que reconstruiu o cristianismo a partir da pobreza e do serviço ao irmão.

Essa lição devemos entender nas nossas vidas de hoje, e devemos reconstruir nossas Igrejas na perspectiva do serviço , do cuidado com o próximo, na promoção humana, no resgate da dignidade do nosso semelhante mediante o Evangelho de Jesus, o único caminho, verdade e vida, que Francisco trilhou.

Vamos tentar imitar os gestos de Francisco que na realidade são os gestos de Jesus?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Um comentário:

  1. Olá amigo Frei,

    Suas reflexões não são tolas, pelo contrário, são por diversas vezes um "guia" para que as pessoas não se percam na "trilha". Oras, se já tem um caminho, significa que outros já passaram, e o primeiro a passar foi o Cristo, onde ele pessoalmente fez esse caminho para que nós o percorresse com o objetivo de chegar até Ele de corpo e alma, no caminho de adoração a Deus em verdade e vida.

    Paz e Bem!

    ResponderExcluir