Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dixit Dominus > Tu es Petrus. Et super hanc petram aedificabo Ecclesiam meam !



Paz e Bem !

O Evangelho de hoje, Terça-Feira, dia em que comemoramos a Cátedra de São Pedro, é o  texto de São Mateus 16, 13-19, onde Jesus faz  aquela pergunta aos Apóstolos que também faz a nós todos no decorrer da História:

 “E vocês quem dizem que eu sou ?”

Então Simão Pedro toma a palavra e responde por todos, confessando a sua Fé :

“Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

Segue-se então a constituição da Igreja sobre a Confissão de Pedro, a entrega a ele das chaves do Reino e a promessa de que nem a morte atingiria a Igreja de Jesus.

Simão , filho de Jonas, cujo nome foi mudado por Jesus desde o início para Pedro, é estabelecido como o fundamento da comunidade que Jesus está organizando e que deverá continuar no futuro, desafiando mesmo a morte. 

Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre essa comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens nela. 

Mas o que fez com que Jesus gostasse tanto da confissão de Fé de São Pedro?

Foi o fato dele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, guerreiro, mas o Messias ,  o Filho de Deus vivo.

Para Jesus , Pedro é um “feliz", porque revela sua convicção de que os princípios que regem a comunidade que Jesus veio instituir,  são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo.

O messiado de Jesus é aquele que veio para anunciar Boa Nova aos pobres e aos cativos, a redenção , o ano da graça de Deus.

É Deus que veio habitar na nossa humanidade pecadora e nos resgatar da condição o pecado e da opressão.

E volto a me perguntar e a vocês>  como responderíamos a essa pergunta do Cristo?

Quem é Jesus para nós, Alguém que virá  nas nuvens num futuro improvável , para  arrebatar alguns do volante dos seus carros e os deixarem desgovernados, como eu já li em um  adesivo “gospel “?

Ou o Jesus que está na face dos nossos irmãos,  sobretudo os mais pobres e os mais abandonados, os menores,  os mais pecadores, os que estão nos desafiando e nos perguntando sempre:

"quem sou eu para você?"

Qual a "qualidade " de nossa resposta?


Frei Bento, irmão menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário