Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A boca fala do que o coração está cheio.



Paz e Bem !


O Evangelho de hoje, é a leitura de S.Marcos 7, 14-23.

Como lemos ontem,  alguns fariseus acusam os discípulos de Jesus de não cumprirem o ritual da Lei que manda que todos lavem as mãos antes de comerem algo, mas não é uma preocupação puramente higiênica, muito necessária até, mas apenas para cumprir um ritual . E Jesus percebendo a intenção deles lhes dirá recordando Isaías:


- hipócritas, ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.



E chamando os seus lhes dirá que o que torna impuro o homem não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior, que é do coração dos homens e mulheres,  que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.

Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem.



Assim se dá com muitos, os que criticam , os que ofendem, os que maltratam os outros os acusando disto ou daquilo, enquanto é nos seus corações está toda a maldade.



Quando dizemos que amamos a Deus , que louvamos a Deus, que Deus é maravilhoso, etc,

E temos em nosso coração toda maldade e hipocrisia, estamos mais longe de Deus do que aqueles a quem acusamos.



Que palavras saem de nossos corações?  As que  condenam os outros ?

Somos  perfeitos para fazê-lo?

Frei Bento , irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário