Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Quem é Jesus para vocês ?





Paz e Bem !

Caríssimos , o Evangelho de hoje, Marcos 8, 27-33, marca uma espécie de segunda parte deste Evangelho. Antes Marcos nos apresentou Jesus como Filho do Homem, como Filho de Maria, mas não o descrevia como o Messias. Assim sendo, os discípulos,  por muitas vezes,  não entenderam o valor dos sinais que Jesus fazia através dos milagres que operava, e que lemos quase todos nas narrativas desses ultimos dias.

Agora , o Senhor Jesus eleva o tom, Ele quer saber deles o que o povo pensava Dele, 
“Quem dizem os homens que eu sou?”, é a pergunta que Jesus faz aos seus.


E recebe as mais diversas respostas dos discípulos, talvez eles mesmos pensassem assim sobre quem era Jesus > “ Alguns dizem que és João Batista, outros,  Elias, outros,  algum dos profetas”, são as respostas que dão ao Senhor.

E Jesus então reduz o universo da sondagem, Ele quer saber o que  eles pensavam sobre Ele, isto é como se Ele dissesse>  “tudo bem, mas e vocês? Diante de tudo que testemunharam,  quem dizem que Eu Sou?”

Parece que  todos emudeceram, o que vem confirmar a aparente confusão que faziam sobre a Pessoa do Senhor, o que  motivou,   inclusive,   Jesus ter de  lhes dizer para se cuidarem do fermento dos fariseus, que poderia também contaminá-los.

E Pedro então confessa sua Fé dizendo:  Tu és o Messias” !

Em Mateus , este trecho se desdobra a partir desta confissão de São Pedro no episódio da edificação da Igreja sobre o Apóstolo, sobre o caráter divino da Igreja que Jeuss edificaria sobre aquele pobre pescador, e sobre a vitória dessa Igreja, sacramento do Senhor, sobre o mal.

Mas em Marcos, Pedro apenas confessa a sua Fé e a seguir Jesus lhes manda calar.

Ele ainda tem em mente o fermento farisaico, daqueles que esperavam ver no Messias um libertador político, e não o Messias que é de condição divina ,mas que se esvazia dessa divindade e se tornando um homem , como  nós, se humilha ainda mais, fazendo-se de servo, e morrendo em morte e morte de cruz, conforme a Kenosis de São  Paulo na Carta aos Filipenses 2, 6- 11.

E hoje Jesus manda que os discípulos se calem, porque o Seu messiado não é o messiado da guerra e das glorias humanas, Ele não é um rei , ao modo do mundo, Ele é mais que o Messias, Ele é o Servo de Javé, como o Profeta Isaias  o chamaria.


Diz-lhes Jesus : “ O Filho do Homem terá de sofrer muitos, de ser rejeitado pelos anciãos , pelos chefes dos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitará após o terceiro dia”

É esta a nossa Fé.

Então Pedro, que acabara de fazer sua confissão de Fé se sente abalado na sua crença, e  chama Jesus à parte e O repreende por falar assim.

Mas Jesus é quem dirá a Pedro que sua atitude é diabólica, no sentido de procurar impedir o inevitável, de procurar dividir o rebanho, e o chama de satanás.

Pois as coisas de Jesus são coisas de Deus, e  as de Pedro são coisas dos homens.

Somos também assim,  muitos de nós ainda esperam ver o Cristo vindo em tronos de glória, procuram um Cristo voltando pelas nuvens, e lhes dando uma série de benefícios materiais, “arrebatando” aqueles que compraram a suposta salvação através da observância farisaica da lei, sem a perspectiva da misericórdia.

Esses agem como Pedro agiu , quando quis que o Senhor fizesse o que ele queria, não o que deveria ser feito,  e como deveria ser feito.

Por isso Pedro é repreendido,   por isso  os novos fariseus transformam a Pessoa de Jesus, do Servo,  em servidor deles,  contaminados que estão pelo fermento dos fariseus e pelo fermento do poder e das riquezas de Herodes.

E nós, o que responderíamos ao Senhor se Ele  nos perguntasse> e para vós quem Eu Sou?


Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário