Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Deus necessita de um Nome?



Paz e Bem !

A linguagem do Gênesis nos fala de Deus criando as coisas e logo a seguir dando um nome a elas, mas todas as coisas passam a ter significado quando Deus cria o Homem e o leva até a Sua criação para que ele lhes dê o nome. No Genesis 2,17, a segunda narrativa da criação do Homem lemos no versículo 19:

"Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome."

Aqui está uma metáfora interessante; durante todo Gênesis 1 vemos Deus criando as coisas, Deus inicia a Sua criação criando a Luz, dela deriva tudo, o dia e a noite, o céu e as aguas , a terra, em seguida Deus cria as luzes do dia e da noite , os habitantes da terra e das águas, etc. Mas Deus não os nomeia.
 
Somente quando Deus leva o Homem até a Sua criação é que diz ao Homem que dê nome a tudo aquilo.

Ali nasce a nossa linguagem, porque somos o que somos por sermos capazes de falar, e ao falarmos, darmos às coisas o seu significado.

Mas as coisas existiam antes de serem nomeadas.

Tudo isto traduz uma idéia fundamental, que quando nomeamos algo tomamos posse daquilo, somos donos e reinamos sobre nossos significados, sobe aquilo que nossas idéias criaram, sobre coisas pré-criadas.

Só um nome Deus não permite que o Homem dê, o Seu Próprio Nome.
Deus não tem um Nome que seja pronunciável porque Deus não é criação do Homem, é o contrário. 

Ao Homem que quis saber o Seu Nome, Deus diz apenas: Eu sou Aquele que Sou.

Porque o Homem não poderá nunca nomear Deus por nome , porque ao nomearmos nos tornamos posseiros do objeto, e ninguém poderá possuir a  Deus  ,de-finir Deus 
( dar fim a Ele), re-sumir( reduzir Deus a um conceito), porque quando tentamos fazer isto , apenas tentamos tomar posse d 'Aquele que nos possui .

Tentamos inverter os papéis, tentamos dar nome ao que não tem nome, porque é a Absoluta Liberdade de Ser, porque Deus é Essência de Si Mesmo, não existe, 

Ele É.

Esta é a unica forma de deixarmos Deus ser Deus, sem torná-LO uma criação nossa, imagem e semelhança de nós mesmos, que é o mais comum na fé que muitos professam.


O nome de Deus , que podemos pronunciar é somente o Nome de Jesus, O Verbo de Deus, que estava em Deus e Era Deus.

Eis o motivo da Encarnação do Verbo> revelar aos Homens quem É Deus e o Que Deus É.

Deus É Amor.

Muitos não  deixam Deus ser Deus na Sua Absoluta Diferença de nós, ou o deus que em que crêem  é aquele que é  criado  para   satisfazer desejos pessoais.


Um Deus que não existe.


Frei Bento, irmão menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário