Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Nenhum sinal será dado aos fariseus, de todos os tempos, por causa da incapacidade de serem misericordiosos.




Paz e Bem !


Na seqüência da leitura do Evangelho de São Marcos, hoje, no Capítulo 8, versículos de 11 a 13,  ouviremos a continuidade do texto do sábado, quando Jesus , pela segunda vez, desta vez no território dos gentios, multiplica o alimento para a multidão que O ouvia, movido pela compaixão.  A mesma compaixão divina com que Deus nos recebe.
Hoje os fariseus, como sempre não reconhecem a graça de Deus que se operou diante de seus olhos, a cura do surdo mudo, a cura da filha da mulher Cananéia,  a segunda multiplicação dos pães e dos peixes, diante de tudo isso que presenciaram, mas não viram, pois seus corações estavam longe do Coração de Jesus.
Então, mesmo diante de tantos sinais de graça e misericórdia , no Evangelho de hoje pedem a Jesus que ainda lhes dê um sinal !
E  O Senhor dá um longo suspiro,  decepcionado pela dureza dos corações de tantos que vêem  mas não enxergam,  escutam mas não ouvem, que são incapazes de gestos de misericórdia,  lhes diz que nenhum outro sinal lhes seria dado, porque o que queriam ver em Jesus, era o Messias guerreiro , enquanto o Senhor era o Senhor que amava os pobres, os doentes, os estrangeiros, enfim, todos aqueles que o farisaísmo , de todos os tempos, rejeitam.
E Jesus então entra na Barca e vai par a outra margem, onde a Barca é o sinal da Igreja, e a outra margem, é o lugar onde se encontra a misericórdia divina encontra espaço nas nossas vidas.
Então, Jesus, ainda que tenha dito que não lhes daria nenhum “sinal do céu”, lhes deu o sinal do cotidiano, o sinal de que é na Barca que é a Igreja que temos a possibilidade de encontrarmos também a outra margem, onde se encontra o lugar onde se constrói o Reino de Deus, a margem onde não existe a hipocrisia nem a falsidade, daqueles que louvam o Senhor com os lábios, mas seus corações estão muito longe do Seu coração.
Para nós fica esta reflexão: quantos de nós estamos ainda esperando grandes prodígios para crermos em Jesus?  Enquanto que  a Fé é o exercício diário da misericórdia, do perdão, do acolhimento, da simplicidade, da vida em oração. Onde encontramos o Senhor, na Palavra de Deus e na Eucaristia, sinal tão simples, apenas uns grãos de trigo que pelo trabalho do homem se torna pão, e o trabalho de Deus faz nesse pão pequenino, o Corpo , o Sangue , a Alma e a Divindade de Jesus.

Sinal pequenino, para os que sabem se tornar > pequeninos.

Frei Bento, irmão menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário