Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 14 de maio de 2011

A Luz de Fátima





Paz e Bem !

"Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. "(Mt 11, 25-26).

Nesta Sexta-Feira recordamos o inicio das aparições da Virgem Maria aos pastorzinhos de Fátima em Portugal.

Sempre me chamou a atenção que as aparições de Maria foram sempre para pessoas muito pobres:

Em Lourdes a uma camponesa quase analfabeta.
Em Fátima a 3 crianças, pastorinhas.
Em La Salete a 2 meninos pobres.
Em Guadalupe a um índio.
Em Aparecida sua imagem foi resgatada por pobres pescadores.

E essa predileção da Mãe de Deus pelos pobres e esquecidos ela já havia manifestado no seu Magnificat, quando disse que   o Senhor derrubaria dos tronos os poderosos e exaltaria os humildes, saciaria de bens os famintos e despediria os ricos de mãos vazias.

E assim , ela escolhe os mais pobres para dialogar .

As aparições de Maria aos pequeninos do mundo, não se constituem em  Dogma de Fé, a Igreja não exige dos católicos que creiam nessas manifestações, e tudo aquilo que é dito nesses momentos , não constitui  verdade revelada.

E eu confesso,  fui um  descrente nas aparições de Fátima por muitos anos.  Sempre pensava haver algo de exagerado e de difícil assimilação pela razão e pela fé : afinal, é muito estranho que a Virgem aponte os piores tormentos do inferno a criancinhas. Que impacto psicológico isto poderia acarretar , quantos traumas, quantos medos...Enfim, algumas coisas me impediam de ter fé.

Até que um dia eu estive lá, em Fátima,  fui mais como curioso do que como peregrino.
Mas assim que entramos na esplanada diante da igreja confesso que fui inundado por uma luminosidade que jamais havia visto. Um luz inexplicável que inunda todo o espaço, uma luz quase que palpável, uma luz espiritual e um sentido profundo do Transcendente.

Em Fátima eu posso dizer quer senti a presença de Deus mais até que em Assis, no tumulo de Francisco,  ou mesmo aqui em Aparecida.

A luz que vi em Fátima então me fez compreender que aquilo que Deus esconde dos pseudo-sábios, como eu, Ele as revela aos pequeninos.

Percebi que o maior milagre de Fátima é a conversão a que somos convidados, conversão ao Deus Surpreendente . Aquele  a Quem Jesus agradeceu  por ter revelado coisas tão belas a aqueles e aquelas>  absolutamente improváveis.


Entretanto, eles são os primeiros a ver a Misericórdia divina , a entende-la de forma muito simples no seus corações,  pobres e puros.

Eles:  Lucia, Jacinta, Francisco, Bernadete, Juan Diego,  e alguns outros, souberam ser como Maria foi > humilde, pobre , simples, pura e disponível, e  Deus neles fez também  maravilhas.

As  maravilhas ,  Deus operou nos corações dos pastorzinhos de Fátima, e em tantos outros pequenos deste mundo.

A Virgem Maria sabe para quem aparece> ela aparece  aos que são semelhantes a ela.

Frei Bento, filho de Maria, pobre e pecador.

2 comentários:

  1. Meu caro Frei,eu q sou um pecador muito maior q vc nunca duvidei dessas aparições.Mas fico muito feliz em ver o meu amigo frei confessar seu ceticismo quanto as aparições.Isso mostra q a nossa Santa Igreja terá um grande sacerdote.
    Q Noosa Senhora nos abençoe.

    ResponderExcluir
  2. O Luiz aí,é o protheus,meu caro Frei.

    ResponderExcluir