Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sábado, 7 de maio de 2011

"Mane nobiscum Domine !"



Paz e Bem !


Como eu já postei uma reflexão pessoal sobre o Evangelho do Domingo , Lucas 24, 13-35,  que  ouvimos  na Quarta Feira, 28 de Abril, acerca da caminhada dos discípulos de Emaús com o Senhor , eu gostaria de postar agora, como reflexão do mesmo Evangelho deste Domingo, o texto inicial da Encíclica de João Paulo Magno, chamada de “Mane nobiscum Domine” que é o pedido dos caminhantes de Emaús ao Senhor, porque a tarde já declinava > “Fica conosco Senhor, pois a noite vai caindo”.

Diz o Bem Aventurado João Paulo Magno,  naquela Encíclica destinada ao Ano Eucarístico de 2005:


“Fica conosco, Senhor, pois a noite vai caindo” (cf. Lc 24,29). Foi este o instante convite que os dois discípulos, diretos a Emaús na tarde do próprio dia da ressurreição, dirigiram ao Viajante que se lhes tinha juntado no caminho. Carregados de tristes pensamentos, não imaginavam que aquele desconhecido fosse precisamente o seu Mestre, já ressuscitado. Mas sentiam "arder" o seu íntimo (cf. Lc 24,32), quando Ele lhes falava, "explicando" as Escrituras. A luz da Palavra ia dissipando a dureza do seu coração e "abria-lhes os olhos" (cf. Lc 24, 31). Por entre as sombras do dia que findava e a obscuridade que pairava na alma, aquele Viajante era um raio de luz que fazia despertar a esperança e abria os seus ânimos ao desejo da luz plena. "Fica conosco" — suplicaram. E Ele aceitou. Pouco depois o rosto de Jesus teria desaparecido, mas o Mestre "permaneceria" sob o véu do "pão partido", à vista do qual se abriram os olhos deles.

E diz algo mais  sublime,   o papa que tanto amei, sobre Jesus Cristo:

De fato, Cristo está no centro não só da história da Igreja, mas também da história da humanidade. Tudo é recapitulado n'Ele (cf. Ef 1,10; Col 1,15-20). Como não recordar o ardor com que o Concílio Ecumênico Vaticano II, citando o Papa Paulo VI, confessou que Cristo "é o fim da história humana, o ponto para onde tendem os desejos da história e da civilização, o centro do gênero humano, a alegria de todos os corações e a plenitude das suas aspirações"? A doutrina do Concílio trouxe novos aprofundamentos ao conhecimento da natureza da Igreja, abrindo os corações dos crentes a uma compreensão mais atenta dos mistérios da fé e das próprias realidades terrestres na luz de Cristo. N'Ele, Verbo feito carne, revelou-se realmente não só o mistério de Deus, mas também o próprio mistério do homem.

N'Ele, o homem encontra redenção e plenitude.

João Paulo II.

A todas as mães a minha cordial saudação, e uma prece especial para aquela que me gerou e está hoje nos braços do Pai.

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário