Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

O tempo da videira, o tempo da colheita.



Paz e Bem !

No Evangelho de hoje, João 15, 1-8 Jesus nos dirá:


"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto."


E nos dirá também:“Eu sou a videira, vós os ramos; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.

Da janela do meu quarto  vejo uma linda videira que neste tempo se revela com muitos frutos, acho que nunca a vi produzindo tanto. Os cachos estão amadurecendo anunciando o tempo para a colheita.

Esta é a minha visão toda manhã, folhas verdes, muitos frutos que variam dos tons verdes ao vinho e com perfume indescritível. Esta visão alegra todo o meu dia. A anunciação do tempo da colheita!      
                                                                                                               
 Mas nem sempre é assim.              
                                                                 
Há um tempo que toda a videira é podada. Todas as folhas são arrancadas, tudo o que se pode ver são galhos com a aparência nada agradáveis. Neste tempo toda a videira parece estar morta. Mas se cortamos algum galho logo descobrimos seiva, vida. Toda a força que faz com que surjam os frutos está lá, guardada, alimentando toda a planta e mesmo que não esteja evidente mantém a vida em plena atividade.  Este é um tempo de repouso. Até enfim, surgirem os maravilhosos e apreciáveis frutos.   
                                                   
O percurso da vida também é assim, em alguns momentos tudo tem aparência de fim.

 Procuramos minuciosamente e não encontramos nenhum fruto, nem mesmo folhas verdes. Tudo o que vemos são galhos com aparência seca. O desânimo e fadiga tentam nos fazer parar, desistir.

Mas se olharmos dentro destes galhos descobrimos a vida que fará brotar frutos novamente.             
 Se você estiver vivendo este tempo traga a memória tudo o que Deus já fez por você, cada momento de puro regozijo e certamente no tempo adequado e propício os frutos virão, trazendo toda alegria da colheita e então, um novo período de repouso.

Conhecer e respeitar os tempos são chaves para um coração agradecido e feliz, vivendo plenamente os desafios de cada um.   
                                                                                                           
Todos pensavam que tudo havia acabado, pois o Mestre havia morrido. Até que ao terceiro dia Ele ressuscitou fazendo brotar milhares de frutos em mim, você e em todos os que permitirem. Nem tudo é o que parece.

Não desista!
 
Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera.
 (Salmo 1, 3.)

Frei Bento frade menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário