Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Nós daríamos nossos únicos 5 pães e 2 peixes, para alimentar uma multidão?




Paz e Bem !

O Evangelho de hoje, Sexta-Feira- é o texto de João 6,1-15, que nos conta a multiplicação dos pães e dos peixes por Jesus.

Este episódio,  deve ter marcado muito a comunidade dos Apóstolos , pois pode ser lido nos 4 evangelhos, em Mateus 2 vezes!
Jesus vai ao mar da Galiléia e lá encontra uma multidão a esperá-lo, a multidão  pela qual o Senhor se compadeceu , pois eram como ovelhas sem pastor, sem amor.
Jesus pergunta para Felipe se haveriam recursos para alimentar tanta gente, Felipe diz que não, mas Jesus já sabia como agir, então André chega com um menino e diz, Senhor, temos somente este menino com dois peixinhos e cinco pães.
Jesus mandou que todos se assentassem, tomou os pães e deu graças a Deus , e os repartiu com todos, fez o mesmo com os peixes, e uma multidão de mais de 5 mil pessoas, porque os judeus somente contavam os homens,  comeram até se saciarem e ainda sobrou muita coisa.
O povo vendo aquele prodígio,  quis fazer de Jesus o rei, mas Ele saiu, o seu reino não era deste mundo....
O que mais me impressiona nesta palavra, nem é o Senhor multiplicar os pães e peixes. Afinal, Ele é Deus. Ele tudo pode .
Mas é o fato de uma criança, com seus únicos pães e peixinhos, não se incomodar em dá-los, por absoluta gratuidade, correndo o risco de ficar sem o pouco que possuía.
Era uma criança, talvez por este motivo,  Jesus dirá que o reino do céu é dos pequeninos e de quem a eles se assemelham.
Assemelham-se neste ato de disponibilidade, de colocar disponível o pouco que possuem, sem pensar na própria privação.
Então temos que pensar muito, afinal, qual foi o grande milagre, a multiplicação do alimento?
Ou foi a entrega generosa, do pouco que se tem, para que todos possam partilhar e saciar a sua fome, de pão, de peixe e de amor?

Frei Bento, frade menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário