Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O discurso do Pão da Vida.



Paz e Bem !

Caríssimos irmãos e irmãs, durante toda esta semana a Igreja nos propõe textos retirados do Capítulo 6 do Evangelho de São João, onde o Senhor nos fala da Eucaristia, nos declara ser Ele mesmo o Pão da Vida, que é o verdadeiro alimento, que nos sustenta e nos faz participantes do Seu Corpo.
O capitulo 6 de João é a continuidade do Evangelho da Quinta-Feira última, onde o Senhor realiza o sinal da multiplicação dos pães e dos peixes, a partir da generosidade de um pequenino.
Depois de ter alimentado a multidão e desta querer ter feito do Senhor um rei, Jesus se afasta. As multidões costumam querer fazer de rei àqueles que lhes dão comida facilmente, buscam ouvir e fazer reis àqueles que fazem coisas por eles, que lhe deixam na comodidade de receber benesses, a alguém que lhes exime de trabalharem e buscarem por si mesmos o alimento.
Jesus não é esse rei, e a multidão pela qual Ele compadecera, não compreendeu o cerne do grande sinal, que não foi receber pão e peixe grátis, mas foi receber o pão e o peixe pela generosidade de um pequenino. Por este motivo o grande milagre da multiplicação, foi antes o grande milagre da disponibilidade e da entrega do pouco que se tem,  para  alimentar a muitos.
E Jesus então se afastou, não era esse Messias que Ele veio ser. Desde o deserto , o maligno O tentara para transformar pedras em pão, mas Jesus respondeu ao demônio que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que vem de Deus.
E esta palavra vem agora de forma tão clara e exigente no que Jesus diz sobre Ele ser  o Pão Vivo que desceu do céu, que aquele que não comer da Sua carne que é Pão que Ele nos dá, não entrará na vida. Que  Ele é o pão vivo que desceu do céu para que não tenhamos mais fome , nem sede. Pedem a Jesus > dá-nos sempre deste pão.
Jesus se apresenta como aquele que veio de Deus para dar a vida definitiva aos homens. Seus adversários não admitem que um homem possa ter origem divina e, portanto, possa dar a vida definitiva.
Mas Jesus insiste:  Eu sou o pão vivo ; o maná que e os antigos comeram veio de Deus, eles comeram , mas morreram. Porém, todo aquele que comer do Seu corpo , este não morrerá , mas obterá a salvação.
Descobre-se aqui o sentido salvífico da Eucaristia, pois somente comendo do Pão da Eucaristia  que para nós se transforma no Corpo do Senhor, alcançaremos a vida eterna. Caso contrário, receberemos nossa própria condenação, conforme nos diz São Paulo  na 1 Corintios 11, 26-77  "Todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignadamente será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Por conseguinte que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação"
E por fim, diante do escândalo que Suas palavras provocaram nos judeus “ isto é muito duro , quem poderá admitir?" , o Senhor não recua para agradar os ouvidos dos que se escandalizaram> Ele reafirma e vai mais longe,  se voltando para os Doze, os  desafia> “ E vós, quereis também abandonar-me?”
Simão Pedro,  entretanto,  fala em nome dele e dos demais esta profissão de Fé,  que também deve freqüentar continuamente nossos corações e lábios: “A quem iremos Senhor, tu tens as palavras de vida eterna”

Frei Bento, frade menor e pecador

Nenhum comentário:

Postar um comentário