Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Você ama a si mesmo ao ponto de amar o próximo?





Paz e Bem !

O Evangelho desta Sexta Feira é o texto de S.Mateus 22, 34-40.
Nele está contido uma das verdades basilares do cristianismo, os mandamentos de Jesus, aqueles que resumem toda lei e todos os profetas: amar a Deus sobretudo e amar ao próximo como a si mesmo.
Detendo nesse “como a si mesmo” é que poderemos entender o quanto é necessário nós nos amarmos com o amor que Deus nos ama.
Existem pessoas que são tão tristes, amargas, magoadas, feridas, insatisfeitas, mal amadas, doentes emocionalmente, mentalmente e espiritualmente que não conseguem ver o outro , a não ser com esses olhos doentios delas.
Por isso vemos tantas agressões, tanta incompreensão, tanto desatino, tanta intolerância por parte de alguns, que se traduz num olhar de rapina sobre todos os demais que vivem bem, são felizes, tem a doçura para falar das coisas de Deus porque sabem que o Senhor os ama como eles são, com seus defeitos, suas incapacidades, seus limites.
E não ficam como os saduceus do Evangelho de hoje, atordoados em decorar a Bíblia inteira para usá-la a seu favor e contra o outro.
Que bela lição Jesus deu a eles, Jesus quis dizer a eles: vejam bem, não procurem se justificar pela Lei para se sentirem melhores, apenas amem a si mesmos, porque então vocês poderão amar a Deus e ao próximo.
É o que S.Paulo dirá mais tarde, quando escreveu que a letra mata, mas o espírito a vivifica.

Temos tempo para suportarmos a nós mesmos ?Ou vivemos  perdendo  tempo procurando o defeito no próximo> quando este defeito provavelmente estará em nós mesmos ?

Frei Bento, frade menor e pecador.

2 comentários:

  1. Olá Frei,

    Apenas podemos oferecer aquilo que temos, e se queremos oferecer Amor, Paz, ... enfim, levar Deus aos outros, antes temos que ter em nós para assim poder levar ao próximo.

    A Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Frei, nunca li esse texto com essa idéia de que é preciso se amar para amar o próximo. Esquecia do "como a ti mesmo". Foi muito bom ver isso colocado. Tira a idéia de que amar a si mesmo é um ato egoista.

    ResponderExcluir