Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que fazer nas demoras do Senhor?





Paz e Bem !

No Evangelho de hoje, Quinta feira, Mateus 24, 42-51, Jesus nos alerta para que vigiemos e oremos, porque não sabemos o dia que o Senhor vem.

Esta volta do Senhor tanto pode significar o momento de nossa morte e o conseqüente juízo particular , quanto a volta do Senhor nos fins dos dias, quando seremos julgados perante a História.

E Jesus trata esta questão usando a simbologia de um ladrão que pode no assaltar a qualquer tempo ( e hoje assaltam a todo tempo, nas ruas, e em outros lugares também).

Ninguém está livre dos assaltos violentos e dos assaltos em nome de Deus, ambos nos subtraem dinheiro e dignidades.

Mas Jesus nos conta a parábola do servo fiel, para nos dizer o que fazer , o como vigiar e orar> o servo fiel é bom é aquele que está no lugar do Senhor e cuida dos seus, cuida de suas necessidades, os alimenta, os protege. 

O servo infiel é aquele que por não mais esperar o dia do Senhor, promove a injustiça e colabora com o pecado. 

Ao primeiro, ao servo fiel, Jesus acena com a posse dos seus bens, que é a posse do Reino, ao segundo, ao servo infiel restará ser contado entre seus iguais, os hipócritas.

Vigiai e orai significa praticar a Justiça, viver na retidão, praticar a partilha dos bens entre aqueles que nada têm, em nome do Senhor. 

Esses pequeninos são os mesmos que,  no capítulo seguinte do livro de Mateus, serão descritos como o próprio Cristo > pobre, sedento, faminto, doente, perseguido, o estranho.

A pratica da Justiça, que é o outro nome do Reino, é a oração verdadeira e a vigilância eficaz.

E esta prática da Justiça é que constrói pontes,  entre nós e o Senhor , que virá, certamente,  em um dia inesperado....

Procuramos o Senhor nas nuvens ou no rosto do nosso irmão que tem fome e sede de pão e de Justiça?

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário