Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Assunção da Virgem Maria, a mulher que sempre subiu ao encontro de Deus.





Paz e Bem !

Hoje a nossa Igreja Particular solenemente festeja o Dogma da Assunção de Maria, o último dos dogmas marianos, o único ato de infalibilidade do papa a ser definido  depois do Vaticano I.

Pio XII, talvez tendo em mente os horrores da Guerra, os corpos dilacerados de tantas vitimas do conflito, simboliza todos eles no corpo de Maria assumida inteiramente por Deus ao findar sua peregrinação sobre a terra.

Não, os evangelhos não falam sobre a assunção de Maria, porque os evangelhos são cristocêntricos, foram escritos para proclamar a salvação operada em nós por Jesus Cristo, o único Salvador, por meio do qual todos seremos redimidos de nossas falhas pelo dom de Seu amor para conosco.
Maria não está nos Evangelhos em posição de grande destaque, ela sempre foi humilde, sempre se colocou na palma da mão de Deus e permitiu que Deus nela fizesse maravilhas, e que maravilhas seriam essas? Só o coração dela saberia dizer.
Ser a mãe do Senhor?

Sim.
 Ser a bendita entre as mulheres?
 Sim
 Ser aquela que todas as gerações proclamariam bem aventurada?
Sim.

Ser aquela que se põe a serviço do próximo? Como diz o Evangelho lido hoje, Lucas 1, 39-56 onde o evangelista destaca que Maria sobe "apressadamente" até a casa de Isabel sua parenta.

O detalhe é o apressadamente > A atitude daquela que tinha pressa em ser presença, de ajudar, tinha pressa em cuidar , tinha a pressa de mostrar ao mundo o bendito fruto do seu ventre imaculado.

E nas outras pasagens qem que Maria é citada ela sempre está a serviço, desde quando ela responde ao Anjo do Senhor "faça-se em mim segundo a Sua Palavra".

Naquele instante Maria mudou sua vida, ali Maria entendeu que sua missão seria gerar a Graça, ser a mãe da Graça, que é Jesus.

E no Magnificat ela profetizará, que o mesmo Deus que a salvou por primeiro, a separou de todas as outras , a contou bendita entre todas as outras, este mesmo Deus, seu Filho, Nosso Senhor, iria redimir o mundo.Maria sobe:

Desde Nazaré a Belém,

De Belém sobe ao Egito,

De Nazaré sobre a Caná,
 

De Caná sobe a Jerusalém,

De Jerusalém sobe ao Calvário e lá é restituída à sua humanidade, aos seu filhos, na pessoa do discípulo mais amado, que somos todos nós, aqueles que a acolhemos.

E se a acolhemos em nossas casas, o Senhor Deus também a acolheu na Sua, porque Maria volta para o Pai de onde veio a sua eleição.

Maria sobe enfim ao Pai,  porque Deus a assumiu por inteiro a sua corporiedade desde sempre, para ser aquela onde a maior maravilha da História se realizaria, o mistério de Deus que se encarna e se faz homem em seu ventre, na plenitude dos tempos.

Maria está intimamente ligada a Jesus, ambos se encontram na plenitude dos tempos, quando Deus envia o seu filho , nascido de mulher, (Galatas 4,4).

A Assunção de Maria é a nossa assunção também, é o final de um processo de vida entregue à votade do Pai, coroamento de sua missão, galardão por sua vitória.

Maria subiu ao Pai , a nova Arca da Aliança que surge no novo Templo de que fala a leitura de hoje, a Arca viva que conteve o Deus vivo, a Palavra feita carne, não a

Palavra feita em pedra.

Reflitamos > nos permitimos ser assumidos por Deus como Maria foi?Integralmente?

E fazemos na nossa vida esta constante caminhada para as coisas do alto?

Nossa Senhora da Boa Viagem rogai por nós.


Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário