Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.
Louvai e bendizei ao meu Senhor,e dai-lhe graças. Servi-o em grande humildade.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A Virgem Maria e o Anjo, diálogos de possibilidades .



Paz e Bem!

Hoje, dia 22 de Agosto, a Igreja festeja Nossa Senhora Rainha, com a narrativa da anunciação de Maria pelo Anjo do Senhor conforme Lucas 1,26-38.
A festa de Nossa Senhora Rainha acontece um dia após a Assunção de Maria, e contemplamos a Virgem coroada pela Santíssima Trindade na realidade transcendental.
O Evangelho nos conta do diálogo entre o Anjo Gabriel e sua “Kechatoriemene”
É um diálogo de impossibilidades que se tornam possibilidades no espaço de Deus com o Homem.
Antes o Anjo havia anunciado a Zacarias o nascimento de João, agora, é o anúncio do nascimento de Jesus, aquele que se fará por obra do Espírito Santo no espaço da temporalidade humana.
O nascimento de João é anunciado ao pai dele, Zacarias, porque era um nascimento humano, por isto Jesus dirá mais tarde que dos nascidos de mulher, não houve alguém maior do que João. Quer dizer, dois nascidos da relação humana , nenhum é maior que João.
O anjo porém anuncia o nascimento de Cristo à sua mãe. De certo, o nascimento de Jesus é  uma obra infinitamente maior do poder de Deus.
É de uma virgem que oVerbo criador, que formara Adão  da terra  virgem do Paraíso  virá retomar a raça de Adão  para introduzi-la definitivamente no Paraíso.

Mas voltando ao nosso diálogo angélico, temos que o  termo kecharitomene foi usado uma só vez na bíblia em Lucas 1-28, o Anjo não disse "Caire Marian" e sim "Caire Kecharitomene" como um nome novo, um vocativo para Maria, esse termo deriva do verbo "Charitoo" que significa, encher, completar, superabundar de graça, o prefixo "Ke" e o sufixo "mene" indicam os tempos da ação, Maria foi desde o princípio de sua existência e eternamente será plena de graça, ela não conseguiu essa graça com o tempo, ela teve desde o princípio por singular privilégio e será eternamente assim, completa, cheia, feita de graça não há outra como ela. Só ela é chamada assim, a bem amada do poderoso, a pré-destinada a ser a Mãe do Senhor, a kecharitomene, a imaculada, Senhora da Graça Plena.

E depois de explicar o motivo de sua vinda o Anjo Gabriel diz à Maria que ela conceberá e dará a luz a um filho, um menino que será chamado santo, Filho de Deus" E Maria interpõe: como se dará isso se eu não conheço homem nenhum, e o Anjo explica que a sombra do Altíssimo a cobrirá e o Espírito Santo a tornará grávida de Jesus.

"Porque para Deus nada é impossível”.

Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!”.

Estamos ai diante do diálogo onde uma impossibilidade natural > tornar-se possibilidade real, estamos diante do Deus do impossível, tornando possível o que é sua Vontade.

Estamos diante da primeira cristã a aceitar como possibilidade aquilo que o mundo julga impossível.

E assim será toda a nossa historia no cristianismo, crer, ainda que tudo pareça absurdo , porque crer em Deus envolve crer para além de toda Esperança.

Se crermos como Maria seremos como ela foi, confiante na Palavra de Deus e um dia o Senhor dirá, como disse sobre Maria quando a mulher da rua a bendisse por ter gerado Jesus. Ele dirá que antes são bem aventurados os que ouvem as palavras de Deus e as colocam em prática.

Exatamente o que a Virgem Maria fez, diante da impossibilidade que se tornaria toda a possibilidade.

Crer envolve uma grande predisposição para aceitar que o impossível se torne realidade.

Festa de Nossa Senhora Rainha  MMXI AD

Frei Bento, frade menor e pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário